Etecs vencem prêmio da Universidade Mackenzie

Venceram os planos de negócios das Escolas Técnicas Estaduais de Orlândia, Lençóis Paulistas e Abdias do Nascimento, da Capital; alunos receberão mentoria para transformar suas ideias em negócios

9 de dezembro de 2020 5:53 pm Etec, Parcerias, Premiação

Participantes do desafio apresentaram seus projetos (pitches) para duas bancas avaliadoras simultâneas| Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira, dia 7 de dezembro, foram divulgados os vencedores do Prêmio Mackenzie Empreendendo o Futuro. Com ideias originais e bem estruturadas, três grupos de estudantes do Ensino Técnico Integrado ao Médio (Etim) de Administração das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) tiveram seus trabalhos reconhecidos como os melhores planos de negócios. A cerimônia de premiação aconteceu de forma virtual, pela plataforma Microsoft Teams.

As alunas Adriele Mochiute de Souza, Amanda Jacynto Ribeiro e Alícia Beatriz Borges da Silva, da Etec Professor Alcídio de Souza Prado, localizada na cidade de Orlândia, foram reconhecidas pelo projeto Cultivadas.

Orientadas pela professora Liamara Mazzarioli Baldini dos Santos, elas criaram uma horta cooperativa para ser instalada na periferia do município e oferecer oportunidade de trabalho para mulheres de baixa renda. Segundo a proposta do grupo, o empreendimento contaria com uma brinquedoteca para abrigar os filhos das s cooperadas durante a jornada de trabalho, com acesso a livros, computadores, apoio escolar e brinquedos.

Já as estudantes Ana Julia Pereira e Danielly Gois, da Etec Abdias do Nascimento, da Capital, apostaram na criação de uma plataforma digital que oferece cursos de educação financeira. A ferramenta, batizada de STONKS, foi desenvolvida sob orientação do professor Carlos José Feitoza Santos e é dirigida a todos os públicos, independentemente da condição socioeconômica. O app, quando desenvolvido?, será disponibilizado de forma gratuita nas principais lojas de aplicativo. Para os que não têm acesso a internet, a equipe planeja promover o “aulão” da STONKS, a ser apresentado em escolas, universidades e centros culturais, com duração de três horas e meia.

Os alunos Cristiano Brasílio Júnior, Eloisa Galassi Peraçoli e Kemilly de Souza Gonçalves, da Etec Cidade do Livro, de Lençóis Paulistas, receberam o prêmio pela criação da startup Tech-on. Orientados pelo professor João Alberto Prado Martin, tiveram a ideia de criar uma plataforma que permite visitas técnicas guiadas e seguras para escolas, empresas e locais de evento em um ambiente virtual. A startup Tech On Visitas Técnicas Online, oferecerá uma linha de produtos que vem ao encontro das necessidades das instituições de ensino, e, segundo seus criadores, é uma empresa pioneira no ramo, sem concorrentes.

Nos dias 3 e 4 de dezembro, os alunos apresentaram seus projetos (pitches) para duas bancas avaliadoras simultâneas, com a participação de um professor do Mackenzie e um do Centro Paula Souza em cada uma.

Os docentes serão premiados com uma bolsa de estudo integral para qualquer curso de pós-graduação lato sensu, no Centro de Liberdade Econômica da Universidade Presbiteriana Mackenzie, na modalidade EaD. Já os estudantes serão contemplados com mentoria dos professores e parceiros da instituição para a transformação da ideia em negócio.

Também participaram do Prêmio as Etecs: Carolina Carinhato Sampaio,  Jardim Ângela e Martin Luther King (Capital), Bartolomeu Bueno da Silva – Anhanguera (Santana de Parnaíba), Cel. Fernando Febeliano da Costa (Piracicaba), Guarulhos, Mairiporã, São Sebastião, Profª Maria Cristina Medeiros (Ribeirão Pires), Dr. Júlio Cardoso (Franca), Profº José Carlos Seno Junior, Paulo Guerreiro Franco (Olímpia), Presidente Vargas (Mogi das Cruzes), Rodrigues de Abreu (Bauru) e Vasco Antônio Venchiarutti (Jundiaí).