Filtro de Daltonismo

Etecs Takashi Morita e Vila Formosa, na Capital, recebem estudantes do Japão

Os estudantes japoneses Sato Kimihiko, Shimooka Mitsuhu, Takano Sakura Fukushima e Sasaki Saya estiveram no Brasil para falar sobre os perigos das armas nucleares. Integrantes do movimento Mensageiro da Paz do Ensino Médio, eles visitaram […]

15 de março de 2013 3:12 pm Institucional

Os estudantes japoneses Sato Kimihiko, Shimooka Mitsuhu, Takano Sakura Fukushima e Sasaki Saya estiveram no Brasil para falar sobre os perigos das armas nucleares. Integrantes do movimento Mensageiro da Paz do Ensino Médio, eles visitaram duas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) – Takashi Morita e Vila Formosa – na Capital, na sexta-feira , dia 8. Acompanharam a visita os diretores das Associações Hibakusha Brasil Pela Paz Mundial e da Takashi Morita, que nomeia a Etec localizada no bairro de Santo Amaro.

Além de apresentar suas experiências de vida aos alunos das Etecs, os jovens estrangeiros anunciaram a nova edição do concurso de redação que levará estudantes ao Japão com o grupo de Mensageiros da Paz.

O movimento foi criado em 1998, quando Índia e Paquistão fizeram experiências nucleares. Estudantes de Nagasaki – cidade japonesa destruída por uma bomba atômica em 1945 – protestaram para impedir as pesquisas com armas deste tipo.

Os Mensageiros da Paz do Ensino Médio são selecionados por meio de um concurso de redação realizado em vários países, inclusive no Brasil. Em 2012, dois alunos da Etec Takashi Morita, Daniela de Souza Silva e Vinicius de Carvalho, venceram a etapa brasileira e viajaram para Nagasaki e Hiroshima, no Japão. Também estiveram na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra, e entregaram para o secretário-geral um abaixo-assinado contra as armas nucleares com mais de 150 mil nomes.

Compartilhe


Veja também