A Escolas Técnicas (Etecs) estaduais Prof. Mario Antônio Verza, de Palmital, e Profa. Terezinha Monteiro dos Santos, de Taquarituba, estão na final do Prêmio Trote da Cidadania 2010, realizado pela Fundação Educar DPaschoal, por promover […]
A Escolas Técnicas (Etecs) estaduais Prof. Mario Antônio Verza, de Palmital, e Profa. Terezinha Monteiro dos Santos, de Taquarituba, estão na final do Prêmio Trote da Cidadania 2010, realizado pela Fundação Educar DPaschoal, por promover ações contrárias aos trotes violentos por meio de campanhas beneficentes e de preservação da natureza.
Em Palmital, os estudantes realizaram gincanas para arrecadar alimentos, produtos de higiene pessoal e material de limpeza, além doações de sangue e cadastramento de doadores. Foram arrecadados 370 quilos de alimentos, 150 livros, 200 jornais e 150 revistas.
Já em Taquarituba, o projeto “Resgate do Cidadão”, arrecadou fundos para beneficiar o grupo de portadores de deficiência física do município, com o objetivo de auxiliar na aquisição de equipamentos esportivos, possibilitando que os integrantes possam participar das Paraolímpiadas.
“Nosso objetivo vai além de incentivar a redução de trotes violentos, os alunos que se envolvem em projetos deste tipo desenvolvem habilidades que vão auxiliá-los no mercado de trabalho. Vamos premiar jovens que fazem a diferença”, afirma Mariana Carvalho coordenadora da premiação.
Outras escolas do Centro Paula Souza também desenvolveram campanhas de cunho social. Foi o caso da Etec Dr. Adail Nunes da Silva, de Taquaritinga, cujo trote solidário envolveu atividades culturais, esportivas e arrecadação de alimentos destinados à Associação de Voluntários de Combate ao Câncer (AVCC) do município e ao Hospital Pio 12, na cidade de Barretos.
Na Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Bragança Paulista, os alunos fizeram uma campanha para doação de sangue. O evento contou com o envolvimento de cerca de 70 estudantes que também promoveram arrecadação de alimentos para a Associação Bragantina de Combate ao Câncer (ABCC).
Mais de 150 alunos da Fatec de Lins participaram do “Trote Ecológico”, visando à conscientização e a preservação ambiental. Foram plantadas 40 mudas de árvores nativas em uma nova área verde na faculdade.