Etecs realizam atividades para celebrar legado de Paulo Freire

Filósofo e educador brasileiro é inspiração para oficinas, palestras, gincanas, e mostras artísticas em unidades do Centro Paula Souza, em diversas regiões do Estado

10 de maio de 2023 10:09 am Etec

Na Etec de Osvaldo Cruz, estudantes confeccionaram cartazes com desenhos e frases sobre o educador l Foto: Divulgação

Maio é o mês em que as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) organizam uma programação especial em homenagem a Paulo Freire. O patrono da educação brasileira será lembrado por meio de palestras, rodas de conversa, apresentações artísticas e exposições. Os eventos são uma forma de promover discussões e disseminar conhecimento sobre a obra e o legado do filósofo pernambucano. A realização das atividades está prevista na lei estadual 10.098, de 26 de novembro de 1998.

Com o tema Educação no campo: sujeitos em transformação – entre terras e tecnologias, a Etec Orlando Quagliato, localizada em Santa Cruz do Rio Pardo, na Região de Marília, propõe atividades fora do espaço das salas de aula, buscando demonstrar que a aprendizagem se realiza nos mais diversos ambientes.

A Etec de Mauá, no Grande ABC, realiza atividades para os alunos da escola e de classes descentralizadas administradas pela unidade: palestras, show de talentos com apresentações de dança e música, visitas técnicas, além de oficinas ministradas em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Na Região do Alto Tietê, entre as atividades programadas para o evento na Etec Presidente Vargas estão teatro, exposições e oficinas desenvolvidas pelos estudantes por meio do processo de aprendizagem significativa, que ocorre quando uma nova ideia se relaciona aos conhecimentos prévios do aluno.

Já em Itapetininga, na Região de Sorocaba, a Etec Darcy Pereira de Moraes vai oferecer uma série de palestras e rodas de conversas com professores universitários e profissionais de diversas áreas, para auxiliar os estudantes na escolha da futura profissão.

Na Capital, a Etec Takashi Morita, vai promover uma competição de jogos educativos desenvolvidos pelos próprios alunos, baseados na metodologia de Paulo Freire.

Biografia

Nascido em Recife, no Estado de Pernambuco, em 19 de setembro de 1921, Paulo Freire é conhecido em todo mundo pela sua contribuição na área da Educação. Na década de 1960, criou um método de alfabetização para adultos utilizado em vários países. Estando entre os brasileiros mais homenageados da história, ele recebeu o título de doutor Honoris Causa em 29 universidades espalhadas pelo mundo. Em 1986, Paulo Freire ganhou o prêmio Educação para a Paz da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Publicou obras como a Pedagogia do Oprimido, que propõe uma nova forma de relacionamento entre professor, estudante e sociedade. O livro influenciou a filosofia educacional da pedagogia crítica. Veja abaixo o cronograma das ações promovidas pelas Etecs. As unidades aparecem por ordem alfabética de município:

Município

Etec

Evento

Data

Amparo

Etec João Belarmino

Os alunos participam de debates, rodas de conversa, exposições e manifestações culturais acerca do educador.

De 8 a 12 de maio

Arujá

Etec Profª Luzia Maria Machado

Por meio de brincadeiras, jogos, palestras e dinâmicas de grupo, os estudantes abordaram temas como crimes virtuais, fake news, liberdade de expressão e ética nas redes sociais, entre outros.   

De 2 a 8 de maio

Barra Bonita

Etec Comendador João Rays

Por meio das redes sociais, os estudantes vão publicar uma série de imagens e textos sobre o educador pernambucano. A programação também terá exibição de documentário na biblioteca da unidade.   

De 8 a 12 de maio

Bebedouro

Etec Prof. Ídio Zucchi

A programação da Semana Paulo Freire na Etec localizada na Região de Barretos prevê palestras e rodas de conversa com temas como prevenção ao bullying e à depressão, cultura de paz nas escolas e iniciação científica, entre outros.

De 8 a 12 de maio

Botucatu

Etec Dr. Domingos Minicucci Filho

Entre as atividades organizadas pela escola estão exposição de cartazes, sessões de cinema, palestras, sarau, leitura de contos escritos pelos alunos e oficina sensorial, na qual os estudantes exercitam tato, olfato, visão, audição e paladar.

De 8 a 11 de maio

Caçapava

Etec Machado de Assis

Oficinas de artesanato, exposição de trabalhos dos alunos, palestras e apresentações de música e dança estão entre as atrações do evento.

De 8 a 12 de maio

 

 

 

 

Capital

Etec Irmã Agostina

Localizada na zona sul da Capital, a Etec celebra a Semana Paulo Freire por meio de palestras, oficinas, sessões de cinema e show de talentos (com poesia, teatro, música e dança).  

De 8 a 12 de maio

Etec Jaraguá

A escola oferece um ciclo de rodas de conversa e palestras ministradas por professores e ex-alunos da unidade.

De 9 a 11 de maio

Etec José Rocha Mendes

Unidade organizou a Semana da Interculturalidade para trabalhar com os alunos conceitos e práticas propostas por Paulo Freire. Como resultado, por exemplo, os estudantes do curso técnico em Modelagem do Vestuário confeccionaram estojos escolares com material já existente na escola. Já o pessoal de Administração compartilhou seus conhecimentos sobre a formatação de uma empresa. Com uma série de palestras, o evento ainda se estendeu à Etec de Esportes, também na Capital, e às classes descentralizadas administradas pela unidade.

De 2 a 6 de maio

Etec Mandaqui

Sob o ponto de vista de cada habilitação oferecida pela unidade (Administração, Edificações, Enfermagem e Nutrição e Dietética), os estudantes abordaram os povos originais e suas contribuições em cultura, alimentação, construção civil, estratégias e saúde.

De 2 a 6

Etec Drª Maria Augusta Saraiva

A partir da filosofia freireana, a Etec vai dedicar a semana para apresentações de processos e resultados de projetos técnicos e de investigação científica desenvolvidos pelos alunos com orientação dos professores. Os trabalhos serão apresentados em formato de pôster, estande, teatro, maquete, entre outros.

De 22 a 26 de maio

Etec Raposo Tavares

Estudantes da unidade participam de uma série de atividades de integração, como a Feira de Trabalhos Interdisciplinares, com foco em mineração; visita monitorada ao Museu de Geociências da Universidade de São Paulo (USP); workshop da modalidade esportiva floorball; palestra sobre carreiras; gincana cultural e teatro.

De 3 a 12 de maio

Etec Sapopemba

As atividades ocorrem tanto na Etec quanto nas classes descentralizadas administradas pela unidade. A programação prevê sessões de cinema, produção de trabalhos sobre Paulo Freire e rodas de conversas com diversos temas.

De 8 a 12 de maio

Etec Sebrae

O tema Manifestações culturais brasileiras vai nortear a programação na escola, que prevê palestras, oficinas e um sarau para estimular nos alunos o gosto pela música, dança, poesia, literatura, oralidade e escrita.

De 8 a 12 de maio

Etec Takashi Morita

A escola vai promover uma competição de jogos educativos desenvolvidos pelos alunos, baseados na metodologia de Paulo Freire.

17 e 18 de maio

Fernandópolis

Etec Prof. Armando José Farinazzo

A exposição Paulo Freire em poesia e verso apresenta cordéis inspirados em fatos e momentos da vida do educador, teatro, radionovela e ilustrações em madeira reaproveitada. Algumas atrações estão abertas ao público no hall de entrada da escola.

De 4 a 12 de maio

Franco da Rocha

Etec Dr. Emílio Hernandez Aguilar

O evento será focado no protagonismo jovem, com trabalhos dos estudantes sobre jovens que influenciaram a história e mudaram a realidade à sua volta.

11 e 12 de maio

Guarulhos

Etec de Guarulhos

Teatro, exposições, jogos interativos, atividades esportivas, dinâmicas imersivas e sessão de cinema são algumas das atrações oferecidas pela escola.  

De 8 a 12 de maio

Ilha Solteira

Etec de Ilha Solteira

A programação inclui apresentações musicais, sessão de cinema com documentário, sarau e foto narrativa sobre a rotina escolar.

De 8 a 12 de maio

Itapetinga

Etec Darcy Pereira de Moraes

Com o intuito de auxiliar os estudantes na escolha da futura profissão, a Etec vai oferecer uma série de palestras e rodas de conversa com professores universitários e profissionais de diversas áreas.

De 15 a 19 de maio

Itapeva

Etec Dr. Demétrio Azevedo Junior

A escola aproveitou a Semana Paulo Freire para inaugurar sua sala de integração criativa com Espaço Maker, que estimula a criatividade dos alunos ao proporcionar uma estrutura na qual eles podem elaborar, formatar e executar trabalhos nas áreas dos diversos cursos oferecidos na unidade. Os estudantes do terceiro ano do curso técnico de Serviços Jurídicos integrado ao Ensino Médio realizaram uma audiência simulada. A atividade demandou a preparação antecipada de peças jurídicas, sentença, desenvolvimento das teses sustentadas pelas partes e outros conteúdos.

4 de maio

Itararé

Etec de Itararé

A programação conta com oficina de Inteligência Artificial, visitas a instituições filantrópicas da cidade, simulação de júri, show de talentos, jogos, palestra, mesa com empresários da região, apresentação de projetos, competição interclasses e encenação sobre a vida de Paulo Freire.

De 8 a 12 de maio

Ituverava

Etec Prof. José Ignácio

Azevedo Filho

Com o tema Ano da ciência básica para o desenvolvimento sustentável, a Semana Paulo Freire na Etec de Ituverava contou com palestras cujos temas foram escolhidos pelos próprios estudantes, como saúde íntima, metodologia científica, técnicas de estudos e estratégias de aprendizado. Também houve uma gincana pedagógica, com apresentações teatrais e campanha para arrecadação de alimentos, entre outras provas. O evento terminou com uma caminhada reunindo todas as escolas municipais da cidade, simbolizando a paz nas unidades de ensino.

De 2 a 6 de maio

Jaú

Etec Prof. Urias Ferreira

A programação do evento terá palestras, painéis interativos, exposição de trabalhos elaborados pelos alunos e exibição de vídeos.

De 2 a 15 de maio

Jundiaí

Etec Vasco Antonio Venchiarutti

Gincana, apresentação de poesias, sessões de cinema, oficinas de arte e música fizeram parte da programação da escola.

De 2 a 5 de maio

Lorena

Etec Padre Carlos Leôncio da Silva

Os estudantes organizaram espaços temáticos abordando a pré-história e mitologia de diversas origens, peça teatral e um café de confraternização.

De 2 a 5 de maio

Marília

Etec Antonio Devisate

O legado de Paulo Freire é lembrado por meio de atividades como sessões de cinema e vídeo, elaboração de conteúdo para redes sociais, palestras, oficinas, música, caricatura, murais, dramatização e café filosófico.

4, 5, 15, 16 e 17 de maio

Matão

Etec Sylvio de Mattos Carvalho

O evento é realizado paralelamente à Semana da Enfermagem. A programação inclui show de comédia stand-up, rodas de conversa, palestras e aula de zumba, entre outras atrações.

De 8 a 12 de maio

Mauá

Etec de Mauá

Alunos da Etec do ABC e de classes descentralizadas administradas pela unidade participam de uma série de atividades: palestras, show de talentos com apresentações de dança e música, visitas técnicas, além de oficinas ministradas em parceria com o Sebrae.

De 8 a 12 de maio

Miguelópolis

Etec Laurindo Alves de Queiroz

Palestras, apresentações teatrais e sessão de cinema fazem parte da programação da Semana Paulo Freire na escola.

 

Mococa

Etec Francisco Garcia

Os estudantes vão estudar a biografia do educador pernambucano, além de confeccionar painéis e realizar dramatizações.

De 8 a 12 de maio

Mogi das Cruzes

Etec Presidente Vargas

Entre as atividades programadas para o evento estão teatro, exposições e oficinas desenvolvidas pelos estudantes por meio do processo de aprendizagem significativa, que ocorre quando uma nova ideia se relaciona aos conhecimentos prévios do aluno.

De 8 a 12 de maio

Mongaguá

Etec Adolpho Berezin

A Semana Paulo Freire na escola localizada na Baixada Santista é celebrada por meio de um sarau cultural, com apresentações artísticas dos estudantes.

De 8 a 12 de maio

Monte Alto

Etec Alcides Cestari

A unidade organizou uma Feira de Profissões, na qual estudantes do Ensino Médio puderam ter acesso aos cursos oferecidos em diversas instituições de Ensino Superior. Entre elas, as Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) Jaboticabal e Taquaritinga. Mais de 600 pessoas participaram do evento.

5 de maio

Osvaldo Cruz

Etec Amim Jundi

Os estudantes aprenderam sobre a importância de Paulo Freire como educador e pensador da educação. Eles também produziram cartazes com desenhos e frases que ficaram expostos na unidade.

De 2 a 5 de maio

Piracicaba

Etec Deputado Ary de Camargo Pedroso

Evento abordou os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Também houve palestras e apresentações artísticas dos estudantes.

De 2 a 5 de maio

Etec Coronel Fernando Febeliano da Costa

Entre as atividades preparadas para celebrar a memória de Paulo Freire estão oficinas de artes em papelão e de rimas; café com empresários, com o tema “Marketing Industrial”; e a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat).

De 8 a 12 de maio

Piraju

Etec Waldyr Duron Júnior

A Semana Paulo Freire na unidade inclui debates, palestras e oficinas para alunos dos Ensinos Médio e Técnico.

De 8 a 12 de maio

Rio das Pedras

Etec Dr. José Coury

O evento vai reunir pais e equipe escolar para contemplar os trabalhos dos estudantes, desenvolvidos a partir de três temas: cultura indígena do Brasil, tecnologia no mercado de trabalho e políticas públicas para prevenção de desastres naturais. Além disso, também haverá comemoração ao Dia das Mães.

13 de maio

Santa Bárbara d’Oeste

Etec Prof. Dr. José Dagnoni

A programação contou com apresentações musicais, dança, declamações e exposição de desenhos, pinturas, esculturas e poemas de autoria dos alunos. Também houve sessão de cinema com o filme Para’Í.

3 e 4 de maio

Santa Cruz do Rio Pardo

Etec Orlando Quagliato

Com o tema Educação no campo: sujeitos em transformação – entre terras e tecnologias, o evento propõe atividades fora do espaço das salas de aula, buscando demonstrar que a aprendizagem se realiza nos mais diversos ambientes.

De 9 a 11

São Bernardo do Campo

Etec Lauro Gomes

A escola apresentou uma mostra de projetos desenvolvidos por alunos da unidade, com foco na educação e protagonismo jovem.

De 2 a 5 de maio

São José dos Campos

Etec Professora Ilza do Nascimento Pintus

A programação prevê a realização de um sarau e de uma série de oficinas sobre origami, design digital, Word, pipa, grafite e customização de roupas, entre outras.

De 22 a 30 de maio

Sorocaba

Etec Armando Pannunzio

Estudantes da unidade participaram de atividades como sessão de cinema, arrecadação de leite para doação em instituições de caridade, show de talentos, batalha de rimas e oficinas de DJ, xadrez, brincadeiras de criança e teatro.

De 2 a 5 de maio

Taboão da Serra

Etec de Taboão da Serra

A programação da escola contou com palestra sobre a vida e obra de Paulo Freire, exposição cultural, gincanas, jogos de tabuleiro, apresentações musicais e de dança, entre outras atividades.

De 2 a 5 de maio.

Vargem Grande do Sul

Etec de Vargem Grande do Sul

Competição de conhecimentos gerais e sobre Paulo Freire, sessão de cinema, campanha para arrecadação de roupas e ração, exposição de arte analógica e digital, apresentações musicais, pinturas faciais artísticas e painéis “instagramáveis” são algumas das atrações do evento.

De 8 a 12 de maio

Compartilhe


Veja também