Etecs Martin Luther King e José Rocha Mendes comemoram 50 anos

Cerca de 150 pessoas prestigiaram nesta terça, 25, a cerimônia de aniversário de 50 anos das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) Martin Luther King e José Rocha Mendes. O evento foi realizado no auditório da sede […]

26 de março de 2014 3:33 pm Institucional

César Silva homenageia Mário Ianeta (centro) ao lado do padre Rosalvino Viñayo | Foto: Divulgação

Cerca de 150 pessoas prestigiaram nesta terça, 25, a cerimônia de aniversário de 50 anos das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) Martin Luther King e José Rocha Mendes. O evento foi realizado no auditório da sede do Centro Paula Souza e contou com a participação de alunos, professores, servidores, diretores e ex-funcionários das duas unidades. Entre os convidados estava o professor Mário Ianeta, um dos idealizadores das escolas.

Durante a solenidade, o vice-diretor superintendente do Centro Paula Souza, César Silva, enfatizou o papel das duas Etecs na construção da história da educação profissional no País. “Localizadas no coração da zona leste, as Etecs Martin Luther King e José Rocha Mendes nasceram como ginásios industriais e hoje se tornaram referência em qualidade de ensino, tanto nos cursos técnicos, como no Ensino Médio”, afirmou.

Ele destacou também o alto índice de empregabilidade dos cursos. “Para os alunos, as Etecs significam oportunidade de inclusão no mercado de trabalho e para os empregadores, a certeza de contar com profissionais com formação de alto nível”, ressaltou.

Ao final do evento foi entregue um prêmio de reconhecimento aos idealizadores das escolas, os professores Mário Ianeta e Adhemar Batista Heméritas. Aos 91 anos, Mário Ianeta lembrou a importância de expandir o acesso ao ensino técnico já naquela época. “Os cursos eram uma necessidade para o desenvolvimento da indústria nos anos 60”, explicou. Já Heméritas, falecido em 2013, foi representado por seus familiares durante a cerimônia.

Etec Martin Luther King

Criada em 1964, sob o nome de Ginásio Industrial Estadual do Tatuapé, a escola iniciou suas atividades como um desmembramento do Colégio Industrial Estadual Getúlio Vargas, conhecido hoje como Etec Getúlio Vargas. Em 1968, o Ginásio Industrial passou a ser chmado de Martin Luther King, em homenagem ao líder pacifista, assassinado naquele ano.

A unidade conta atualmente com 1.872 alunos distribuídos em 13 cursos: Administração, Administração Integrado ao Ensino Médio, Administração (Telecurso TEC), Automação Industrial, Automação Industrial Integrado ao Ensino Médio, Comércio (Telecurso TEC), Manutenção Automotiva, Marketing, Marketing Integrado ao Ensino Médio, Mecânica, Mecatrônica, Mecatrônica Integrado ao Ensino Médio e Secretariado (Telecurso TEC).

Etec José Rocha Mendes

A Etec iniciou suas atividades em 1964, com o nome de Ginásio Industrial de Vila Prudente. Em 1968, o governador Abreu Sodré mudou o nome da escola para homenagear o deputado estadual José da Rocha Mendes Filho, líder operário morto pela repressão da ditadura militar naquele mesmo ano.

A unidade tem hoje 909 alunos, sendo 118 no Ensino Médio e 791 em oito cursos técnicos: Administração, Administração Integrado ao Ensino Médio, Comunicação Visual, Comunicação Visual Integrado ao Ensino Médio, Eletrônica Integrado ao Ensino Médio, Eletrotécnica, Modelagem do Vestuário Integrado ao Ensino Médio e Segurança do Trabalho.

Oficina de tornos mecânicos da Etec Martin Luther King em 1965 | Foto: Divulgação