Nas Etecs, volta às aulas teve programação especial

Entre os dias 1º e 3, as Escolas Técnicas retomam suas atividades; aluno deve consultar unidade onde está matriculado para verificar atividades previstas

1 de fevereiro de 2023 12:10 pm Etec, Fatec, Institucional

Estudantes serão recebidos por professores e alunos veteranos com ações especiais e campanhas de arrecadação I Foto: Roberto Sungi

As Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) começaram a abrir suas portas nesta semana para o início do ano letivo, entre quarta (1º de fevereiro) e sexta-feira (3). Ao todo, as unidades atendem mais de 226 mil alunos matriculados nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. O aluno deve consultar a Etec onde está matriculado (por telefone, e-mail ou presencialmente) para conferir a data de início das atividades, assim como a programação de boas-vindas e recepção de novos estudantes.

As 76 Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) retomam as aulas a partir do dia 8. O número de matriculados nos cursos superiores de tecnologia ultrapassa 96 mil estudantes.

Atividades programadas

As unidades do CPS prepararam programações especiais para a recepção dos alunos, além de promoverem campanhas de arrecadação de alimentos, produtos de higiene, doação de sangue, entre outros, com o objetivo de conscientizar a comunidade acadêmica e ajudar instituições beneficentes e hospitais dos municípios onde estão localizadas.

Nesta quarta-feira (1º), a Etec de Cubatão promove o Momento Conhecer, com acolhimento dos estudantes ingressantes. Por meio de dinâmicas, eles vão conhecer os espaços da unidade, além de serem apresentados aos colegas veteranos. Na quinta (2) será realizado o Momento Planejar, uma reunião de pais e alunos para estabelecer o contrato de convivência e fortalecer os valores da escola. Na sexta (3), ocorre o Momento Diagnóstico, um encontro com a coordenação de curso e professores.

Entre os dias 8 e 10, a Fatec Sumaré promove a 1ª edição do Integra Fatec. O evento tem o objetivo de receber a comunidade acadêmica e apresentar as atividades programadas para o calendário deste semestre. Dentre as ações planejadas estão a recepção dos calouros, acolhimento por parte da direção e das coordenações, espaço para integração das turmas com atrações gastronômicas e musicais, dentre outras atividades. Durante a programação, os alunos serão convidados a participar da campanha solidária de arrecadação de alimentos em prol do Caminho da Luz (Caluz), instituição filantrópica que atende idosos em situação de abandono, negligência familiar e maus tratos. “Nosso objetivo é alinhar as expectativas para o semestre letivo, apresentando aos ingressantes a estrutura do campus, a rotina universitária e o planejamento”, comenta a diretora da unidade, Ivanete Bellucci.

Confira abaixo atividades e ações solidárias planejadas por algumas Etecs e Fatecs. As unidades aparecem por ordem alfabética de município:

Município Unidade Data Atividade
Diadema Fatec Diadema Ação Permanente Faculdade realiza o Projeto Socializa, que coleta tampinhas plásticas a serem doadas ao Hospital Infantil Candido Fontoura. O material é revertido em dinheiro para melhorias na brinquedoteca da instituição. A Fatec também recolhe lacres de alumínio em prol da ONG Turma do Jiló. O material arrecadado será usado para compra de cadeiras de rodas. 
Itatiba Etec Rosa Perrone Scavone 6 a 20 de fevereiro Escola fará campanha de arrecadação de pó de café, óleo, leite e chá mate, que serão doados para a ONG Irmãos de Rua, Nossos Irmãos.
Fatec Itatiba 9 a 15 de fevereiro Arrecadação de fraldas geriátricas para o Asilo São Vicente de Paulo, de Itatiba. Unidade pretende receber também alimentos não-perecíveis, que serão doados para instituições de apoio às mulheres abandonadas.
Jaú Etec Joaquim Ferreira do Amaral  17 de fevereiro Etec fará campanha de arrecadação de alimentos não-perecíveis, produtos de higiene e limpeza e roupas, que serão doados para o Asilo São Lourenço de Jaú, Hospital Thereza Perlatti e Casa da Criança de Jaú.
Jundiaí Etec Benedito Storani 3 de fevereiro Acolhimento dos ingressantes terá recepção e integração com participação do grêmio da Etec.
Mauá Etec de Mauá 3 a 28 de fevereiro Alunos ingressantes serão recepcionados pela equipe escolar, grêmio estudantil e/ou comissão de alunos para que sejam encaminhados às suas respectivas salas e apresentados à equipe da unidade e às dependências escolares.
Fatec Mauá 9 de fevereiro
9 às 11h20 e das 13 às 16 horas

 

Local: Sala A 01 – Bloco A

Campanha de doação de sangue
Nova Odessa Etec Ferrucio Humberto Gazzetta  Ação Permanente Escola propõe a arrecadação de livros para o acervo da biblioteca e acolhimento e socialização dos alunos com a realização de trocas de livros entre eles.
Santa Fé do Sul Etec de Santa Fé do Sul 3 a 10 de fevereiro Unidade vai aceitar doações de alimentos não-perecíveis, que serão doados para entidades beneficentes da cidade.
São Bernardo do Campo Fatec São Bernardo do Campo 8 de fevereiro
Às 9h e 19h30
(diurno e noturno)  
Local: Anfiteatro   
O acolhimento dos ingressantes terá a presença de autoridades municipais e contará com palestra do Diretor Geral da SAAB,  Fabricio Saito (no período diurno), e do presidente da SMC Automação do Brasil, José Teixeira Brandão Neto (no período noturno) 
Tatuí Fatec Tatuí 8 a 10 de fevereiro Arrecadação de caixas de leite, que serão doadas para o Lar Donato Flores.
Tietê Etec Dr. Nelson Alves Vianna  A partir de 6 de fevereiro Etec pretende arrecadar produtos de higiene, que serão doados aos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) do município.

Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento Pedagógico

Preparando o início do ano letivo, a Unidade do Ensino Superior de Graduação (Cesu) do CPS promove, a partir desta quinta-feira (2), a 12ª edição da Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento Pedagógico (SPAP) das Fatecs. O evento reúne professores, coordenadores de curso e diretores para debater o tema Gestão da Diversidade na sala de aula – Fatores Psicossociais da Aprendizagem. Embora seja voltada às Fatecs, a programação está aberta também a professores de Etecs e servidores da Administração Central, que podem se inscrever pelo site.

O evento online será transmitido pela plataforma Even 3 e conta com as participações de:

  • Rafael Ferreira Alves, coordenador da Cesu;
  • Sonia Charpentier, assessora Técnica do Gabinete da Superintendência do CPS e presidente da Comissão de Gestão Participativa e Comissão Permanente de Orientação e Prevenção ao Assédio Moral e Sexual (Copams);
  • André Braun Galvão, diretor do Departamento Acadêmico Pedagógico da Cesu;
  • Akira Aikyo Galvão, especialista em Antropologia, Psicanálise Clínica, Psicologia: Orientação Vocacional/Profissional e Terapia Cognitivo Comportamental de Alta Performance. É articulista no Portal Contábeis, com matérias que abordam conteúdos sobre saúde mental, diversidade LGBTQIAP+ e produtividade pessoal e profissional;
  • Juarez Tadeu de Paula Xavier, ativista antirracista. Atualmente, é professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Especializado, atuando principalmente nos seguintes temas: economia criativa, afrodescendentes, racismo, etnocídio, fundamentos do jornalismo, educação para a diversidade e racismo sistêmico.

A SPAP teve início em 2017, com o objetivo de promover o planejamento e aperfeiçoamento pedagógico nas Fatecs e ocorre no início de cada semestre letivo.

Compartilhe


Veja também