Etecs ganham 48 medalhas em competição de astronomia

Estudantes de unidades da Capital (Basilides de Godoy, Getúlio Vargas, Pirituba), de Campinas (Bento Quirino e Conselheiro Antônio Prado) e Comendador João Rays, de Barra Bonita, foram premiados na OBA

18 de dezembro de 2020 11:20 am Etec

Renan Ribeiro ficou com o ouro e se credenciou para disputar seletivas para a Olimpíada Internacional em 2021 | Foto: Divulgação

Atualizado em 25 de março

As Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) Prof. Basilides de Godoy, Prof. Dra. Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara (Pirituba), Getúlio Vargas e Jardim Angela, da Capital,  Conselheiro Antônio Prado (Etecap) e Bento Quirino, de Campinas, e Etec Comendador João Rays, de Barra Bonita, encerraram 2020 celebrando os resultados na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). As Etecs conquistaram 11 medalhas de ouro, 13 de prata e 24 de bronze na competição virtual que avaliou o conhecimento dos estudantes nas áreas de ciências aeroespaciais.

O medalhista ouro da Etec Prof. Basilides de Godoy, Renan Ribeiro, confirmou sua participação nas prévias da competição internacional: “Desafios como olimpíadas acadêmicas nos mostram que esforço e dedicação ainda podem abrir oportunidades e nos levar a lugares incríveis, apesar dos tempos difíceis que estamos passando”.

Mais desafios em 2021

A maioria dos medalhistas da Olimpíada Brasileira já confirmaram interesse em disputar as seletivas da Olimpíada Internacional de 2021. Para a diretora da unidade de Pirituba, Eliane Leite, o resultado na OBA consagra um trabalho feito pela equipe pedagógica desde 2016. “Criamos o Grupo de Estudos Acadêmicos (GEA) há quatro anos para estimular os alunos a participarem de competições nacionais e internacionais que podem alavancar a carreira acadêmica dos jovens”, afirma.

Coordenado pelos professores Lucas Bizarria e Erica Schmidt, o GEA implementa práticas pedagógicas que, além de incentivar o potencial dos alunos para disputarem premiações, desenvolvem outras competências, como foco e autonomia.

A Etec Conselheiro Antônio Prado também comemora os bons resultados acadêmicos conquistados neste ano. “Além de sete medalhas na OBA, ainda contabilizamos oito trabalhos finalistas na premiação da 3M e artigos científicos publicados na revista Feira de Ciências do Agreste Pernambucano”, afirma o diretor Wellington Sachetti. A Olimpíada está na 24ª edição e é realizada anualmente por representantes da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB), com participação de estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e privadas.

Confira os alunos premiados nas categorias ouro, prata e bronze. As unidades aparecem por ordem alfabética de municípios.

Unidade

Aluno