Etecs escolhem representantes para carregar a tocha olímpica

Dezenas de representantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) já estão à espera da chegada da tocha olímpica no Brasil. Selecionados para participar do revezamento, alunos e professores simbolizarão o espírito olímpico de confraternização em um […]

28 de abril de 2016 3:45 pm Institucional

Crédito: Rio 2016/André Luiz Mello | Tocha já foi acesa na Grécia e desembarca no Brasil na próxima semana

Dezenas de representantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) já estão à espera da chegada da tocha olímpica no Brasil. Selecionados para participar do revezamento, alunos e professores simbolizarão o espírito olímpico de confraternização em um dos rituais que antecedem a Olimpíada do Rio, em agosto.
Escolhidos por meio de concursos dos patrocinadores dos jogos ou pelo governo brasileiro, estudantes e docentes de várias cidades já têm participação garantida para guiar a chama olímpica pelo Estado de São Paulo no final de junho, como parte do roteiro que passará por mais de 300 municípios, pelas mãos de cerca de 12 mil brasileiros.

Gustavo Dias de Oliveira, do terceiro ano do Ensino Médio na Etec Cel. Raphael Brandão, de Barretos, foi um dos escalados para a missão ao ser selecionado por meio de um concurso de redação, promovido pelas escolas que receberão a tocha. Duas escolas estaduais de cada cidade na rota da tocha foram escolhidas pelo Ministério da Educação por suas notas em sistemas de avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) para selecionar internamente seu representante.

Em seu texto, Gustavo abordou inclusão de pessoas com deficiência e o poder feminino das atletas que representam seus países nos jogos. Ainda surpreso, o adolescente quer acompanhar de perto a Olimpíada. “Acho que a ideia do concurso é importante para incentivar os alunos a ter criatividade, discutir temas e desenvolver o pensamento crítico”, diz.

Reconhecimento

Dedicação e solidariedade fizeram com que Hedpo Felipe de Azevedo, de 28 anos, também fosse escolhido para participar do revezamento. O professor de inglês da Etec Pedro D’Arcádia Neto, de Assis, foi indicado por sua irmã e companheira de trabalho em um grupo de teatro criado inicialmente na Etec e que hoje oferece aulas gratuitas para adolescentes para participar da campanha de uma das patrocinadoras da Olimpíada, em busca de histórias inspiradoras. Deu certo. “Sempre gostei dos jogos e da mensagem de paz que eles transmitem. Fiquei muito feliz, especialmente nesse momento que a gente está vivendo. Precisamos de alegria”, afirma.

O revezamento da tocha olímpica já começou na Europa. A chama olímpica, que tem origem na Grécia, foi acesa em 21 de abril. De lá, passará pela Suíça e desembarcará no Brasil no dia 2 de maio, quando começa sua viagem até a chegada ao Rio de Janeiro, em agosto.

Alunas de São Paulo representam Etecs no revezamento da tocha

Compartilhe


Veja também