Etecs e Fatecs recebem alunos dos cinco continentes

Revista do CPS traz reportagem sobre os desafios e a vida dos alunos estrangeiros que vieram ao Brasil em busca de aperfeiçoamento e oportunidades de trabalho

18 de maio de 2021 10:08 am Etec, Fatec

A portuguesa Beatriz enfrentou desafios para se adaptar à educação no Brasil | Foto: Arquivo pessoal

A diversidade cultural é uma das marcas do Centro Paula Souza (CPS), instituição na qual estudam jovens com as mais diferentes nacionalidades, vindos dos cinco continentes do planeta. Tanto nas Etecs quanto nas Fatecs, há centenas de matriculados que vieram para o Brasil em busca do aperfeiçoamento de sua formação e do aumento das chances de conseguir uma boa oportunidade de trabalho. Nascidos em outros países, tendo iniciado seus estudos em outros modelos educacionais, criados por pessoas com visões de mundo diferentes, eles enfrentaram desafios para a adaptação.

Conheça as trajetórias de superação e de coragem de alguns alunos estrangeiros do CPS. Aarão, de Angola, Beatriz, de Portugal, Betchie, do Haiti e Paula, da Argentina, contam suas histórias. Hoje se sentem felizes no Brasil e encontraram, nas escolas técnicas e nas faculdades da instituição, não apenas a educação pública de qualidade que buscavam, mas também amigos que os ajudaram a viver a nova vida. Veja a matéria completa na Revista do CPS.