Etecs e Fatecs promovem responsabilidade social

Durante 2008, as Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais deram diversas demonstrações de integração com a comunidade em que estão inseridas. Foram várias iniciativas de responsabilidade social, colocadas em prática por meio […]

19 de dezembro de 2008 10:50 am Etec, Fatec

Etec de Diadema arrecadou cerca de uma tonelada de doações para vítimas de Santa Catarina.

Durante 2008, as Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais deram diversas demonstrações de integração com a comunidade em que estão inseridas. Foram várias iniciativas de responsabilidade social, colocadas em prática por meio de campanhas, parcerias, trabalhos voluntários e projetos.

Etec de Diadema, por exemplo, montou um posto de arrecadação de alimentos não perecíveis, água, roupas, sapatos, e brinquedos, para ajudar as vítimas das enchentes em Santa Catarina. Em menos de um mês – entre 11 de novembro e 8 de dezembro – foram arrecadadas cerca de uma tonelada de doações. Os materiais foram entregues no Corpo de Bombeiros do município, de onde foram enviados para as cidades atingidas pelas chuvas.

Outra ação comunitária da unidade é a parceria com a Escola Estadual Antonieta Borges: o projeto “Aprender em Parceria”, para manutenção de computadores. Ao mesmo tempo em que colocam em prática o conteúdo do curso, os alunos do Técnico em Informática prestam um serviço relevante a uma instituição pública de ensino.

Já a parceria entre a Fatec de Cruzeiro e a prefeitura da cidade ofereceu um curso de informática básica aos servidores municipais. A formatura da primeira turma foi em setembro.

Em Garça, a Etec Monsenhor Antônio Magliano vem trabalhando com pesquisas sobre o meio ambiente e ações de intervenção ambiental. Neste ano, foram realizados estudos direcionados ao cálculo de gás carbônico e o plantio de árvores. A partir da constatação da importância do reflorestamento, foram elaborados levantamentos das madeiras ideais para a região, considerando seu ecossistema original. Em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, foi feita uma campanha para arrecadação de fundos para compra de mudas adequadas. O plantio das primeiras 500 árvores foi realizado em setembro, por alunos da Etec. Iniciativa semelhante foi tomada em São Paulo, pela Etec de Sapopemba, por meio de oficinas de conscientização ambiental para crianças de 5 a 10 anos da comunidade do CDHU Fazenda da Juta.

As ações ocorreram também na área da saúde, caso do Grupo DOE, formado por dez alunos do Ensino Médio da Etec Pedro Ferreira Alves, de Mogi Mirim. Os estudantes promovem palestras em escolas e empresas com o intuito de conscientizar a população quanto à importância da doação de sangue. Em outubro, o grupo realizou uma campanha para coleta na escola, em parceria com o Hemocentro da Unicamp.

Outro exemplo é o da Etec de Cachoeira Paulista que, em parceria com a Penitenciária 1 de Potim-SP, promoveu o 1º Seminário sobre Tuberculose, DST/Aids e Busca Sintomática respiratória para os reeducandos da unidade. As palestras foram ministradas por professoras e alunos do curso de Enfermagem. Além disso, os estudantes conheceram a unidade prisional e aprenderam sobre a importância desse tipo de trabalho para a reintegração social dos detentos.

Em outubro, mês da criança, foram promovidos diversos eventos. Em Amparo, a Etec João Belarmino realizou a 3ª campanha “Coloque um sorriso no rosto de uma criança”, organizada pelos alunos dos cursos técnicos Administração, Contabilidade e Segurança do Trabalho, com uma festa para cerca de 250 crianças – a maioria vinda entidades assistenciais da cidade.

A campanha “Adote um sorriso”, feita pelos alunos da Etec Doutor Emilio Hernandez Aguilar, de Franco da Rocha, arrecadou e distribuiu brinquedos para estudantes da Apae do município. E a Fatec de Praia Grande também promoveu uma festa para 150 crianças carentes da cidade.

Outra maneira encontrada pelas unidades para promover a integração com a comunidade é o trote solidário, por meio do qual calouros e veteranos são incentivados a praticar ações de responsabilidade social. No início do 2º semestre, a Fatec de Sorocaba conseguiu arrecadar e entregar duas mil fraldas geriátricas e 60 toalhas de banho novas ao Asilo São Vicente de Paula.

Da mesma forma, a Fatec de Itapetininga organizou doações de caixas de chocolates e de biscoitos à Casa da Criança e Grupo de Apoio à Adoção, de agasalhos ao Fundo Social de Solidariedade e doação de sangue.

Na Etec Doutor José Coury, de Rio das Pedras, os calouros foram recebidos com uma palestra sobre trote e preconceito na escola.

Alunos do curso de Enfermagem, na penitenciária de Cachoeira Paulista.