Etecs e Fatecs promovem palestras para o mês das mulheres

Palestras e bate-papos serão oferecidos por diversas unidades; entre os temas estão empreendedorismo, protagonismo feminino, administração de negócios, saúde mental e direito

1 de março de 2023 1:49 pm Eventos

Ex-alunas bem-sucedidas e profissionais que se destacam em suas áreas estão entre palestrantes | Foto: Master1305/Freepik

Celebrado no dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher é comumente associado a mimos e elogios, mas sua verdadeira origem está ligada a anos de luta das mulheres por direitos iguais, melhores condições de trabalho e qualidade de vida. Nesse dia, em 1917, milhares de mulheres saíram às ruas, na Rússia, em um protesto que ficou conhecido como “Pão e Paz”, que exigia melhores condições de trabalho, de vida e bem-estar.

Comemorada desde o início do século 20, a data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975 e hoje é marcada por atos sobre igualdade de gênero, além de abordar temas como assédio, feminicídio e diferenças salariais.

Com foco na importância da data, as Escolas Técnicas (Etecs) e as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais estão organizando diversos eventos para abordar temas como empreendedorismo, liderança, saúde feminina, entre outros assuntos. Confira abaixo algumas das atividades propostas:

MunicípioUnidadeData / HorárioAção
ArujáEtec Profa. Luzia Maria Machado8 de março, durante os intervalos das aulasBate-papo com alunas empreendedoras. No período da manhã, ex-alunas falarão sobre sua trajetória no empreendedorismo e a contribuição da Etec na administração de seus negócios. Os eventos são destinados apenas a alunos e, durante os intervalos, uma orquestra tocará músicas para homenagear todas as mulheres e também serão distribuídas lembrancinha.
AssisFatec Assis8 de março, às 19h15Evento Liderança Feminina Empreendedora com as palestrantes Marisa Terezan Justo, criadora da marca Pura Sedução Lingerie, e Tatiane Rapcham, proprietária da empresa Cabonnet. Após o evento haverá feira de cosméticos, bijuterias e semijoias.
CapitalEtec Profa. Dra. Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara15 de março, às 19 horasBate-papo presencial com a secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, Aline Cardoso, sobre Mulheres no Empreendedorismo.
CapitalFatec Tatuapé 8 de março, às 18h15Mesa-redonda com Michelle Santos Rodrigues, professora dos cursos superiores de tecnologia em Construção de Edifícios e Controle de Obras e Transporte Terrestre, com o tema “Mulheres no mercado de trabalho, avanços e desafios”.
Franca Fatec Franca Dias 4, 11, 18 e 25 de março e 1, 15 e 22 de abril, das 9 às 12 horasOficina de Empreendedorismo Criativo para Mulheres‘. Iniciativa conta com o apoio e divulgação da Prefeitura do município, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP) e da Incubadora de Empresa de Base Tecnológica de Franca (Impera). Serão sete encontros e 100 vagas, divididas em duas turmas: 40 vagas na Impera e 60 vagas na Fatec Franca.
GuarulhosFatec Guarulhos1º a 31 de marçoA fim de colaborar com a autoestima das mulheres que perderam o cabelo por conta do tratamento quimioterápico, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Fatec Guarulhos, em parceria com toda comunidade acadêmica, realizará a Coleta Solidária de Lenços novos ou usados. Os itens serão distribuídos ao Instituto Doses de Amor, que atua, junto aos hospitais públicos do município e região, no acolhimento de mulheres em tratamento oncológico.
ItanhaémEtec de Itanhaém9 de março, às 10, 14 e 19:30 horasPalestras ministradas em parceria com o curso de Psicologia da Faculdade Sul Paulista de Itanhaém (Fasupi) sobre os temas: Saúde da Mulher, Direito da Mulher e Empoderamento Feminino,.
MauáFatec Mauá8 de março, às 10 horas e às 19h30No auditório, a faculdade vai oferecer duas palestras para alunos, professores e funcionários. Uma delas com o tema “Psicossomática: saiba como emoções e pensamentos afetam o nosso corpo” e a outra intitulada “Saúde Mental – Essa conversa é para todos”.
PindamonhangabaFatec Pindamonhangaba8 de março, às 19 horasBate-papo com uma ex-aluna do curso de Tecnologia em Manutenção Industrial para falar sobre o “Protagonismo Feminino na Sociedade e no Mercado de Trabalho”. A palestrante tem um beauty truck, que ficará exposto para que as alunas possam conhecer o modelo de negócio.
São Caetano do SulFatec São Caetano do Sul8 de março, às 9, 14 e 19 horasA Fatec vai promover palestra ‘O profissional do futuro’ com Katia Vaskys, a primeira mulher a ocupar a presidência, no Brasil, de empresas como a International Business Machines Corporation (IBM) e a Teradata. Às 14 horas, a diretora de Gerenciamento de processos de negócio na Mercosul Line, do Grupo CMA CGM, Fernanda Moré, apresenta palestra com o tema ‘Desenvolvimento profissional: desafios e oportunidades’.