Atividades incluem mutirões de limpeza, palestras e exposições para conscientizar a comunidade sobre preservação e uso inteligente dos recursos hídricos
Melhores práticas para uso e preservação dos recursos hídricos também são temas de projetos e pesquisas de alunos do CPS | Foto: geetanjalkhanna/unsplash
As Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Centro Paula Souza promovem diversas iniciativas para homenagear o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. Em diferentes regiões do Estado, as unidades preparam ações como mutirões de limpeza, palestras, exposições e atividades interativas voltadas à conscientização sobre a preservação e o uso adequado dos recursos hídricos.
No último dia 17, a Etec de Mauá promoveu a palestra O impacto das mudanças climáticas no ciclo da água. A atividade foi ministrada pela professora Marta Marcondes e organizada pelo coordenador do Ensino Médio integrado ao Técnico em Química, Roberto Sanches. O evento reuniu alunos e professores em uma tarde de muito aprendizado. No dia 19, a Fatec Mauá promoveu o 15º Café Filosófico – Emergência Climática: Governança e Sustentabilidade, com palestra da professora e pesquisadora Cilene Victor, da Universidade Metodista de São Paulo.
Nesta sexta-feira (21), a Fatec Franco da Rocha participa da 19ª Operação Embarcada – Dia Mundial da Água, promovida pelo Parque Estadual do Juquery. A partir das 8 horas, alunos e voluntários recolhem resíduos do Reservatório do Juquery/Paulo de Paiva Castro, em Mairiporã. A ação pretende alertar a população sobre o impacto do descarte irregular de resíduos sólidos.
Já na Fatec Votorantim, na região de Sorocaba, professores e alunos do curso superior de tecnologia em Controle de Obras participam, no sábado (22), de uma mesa-redonda sobre mudanças climáticas, balanço hídrico e gestão da água no Estado de São Paulo. O debate começa às 11 horas.
Na segunda-feira (24), a Fatec Jahu realiza a primeira edição da Econight, evento que debate o uso sustentável da água e sua aplicação no setor produtivo. A programação inclui a palestra Soluções Baseadas na Natureza (SbN) no contexto da Drenagem e do Manejo das Águas Pluviais Urbanas, ministrada pela arquiteta e urbanista Maria Fernanda Nóbrega dos Santos, às 19 horas, com entrada gratuita.
Ainda na segunda-feira (24), a Etec de Cravinhos promove a exposição Água Virtual, que demonstra a quantidade de água necessária para a produção de alimentos e bens de consumo. A programação inclui um quiz sobre desperdício e uma dinâmica de corrida de copos, para estimular a reflexão sobre o consumo consciente.
Na Fatec Indaiatuba, a data será celebrada no dia 28. A unidade organiza um mutirão de limpeza e o monitoramento de líquens, bioindicadores da qualidade do ar.
Na Etec Cel. Fernando Febeliano da Costa, em Piracicaba, alunos do Ensino Médio integrado ao Técnico em Meio Ambiente organizam uma campanha de conscientização sobre o uso responsável da água. A ação inclui a exposição de cartazes em pontos estratégicos da escola, como bebedouros e banheiros, com dados sobre o consumo de água na instituição, no município e no Brasil, além de sugestões para a economia no dia a dia.
Já na Etec Laurindo Alves de Queiroz, em Miguelópolis, alunos do primeiro ano do Ensino Médio produziram cartazes durante as aulas de artes para reforçar a importância do uso responsável da água. Os materiais destacam a necessidade de preservação desse recurso para as futuras gerações.
Haverá outras ações relacionadas à data, como um mural educativo, na Etec Martin Luther King, da Capital, e uma caça ao tesouro temática, na Etec Armando José Farinazzo, de Fernandópolis, envolvendo alunos do Ensino Médio.
Assim como as atividades educativas, as melhores práticas para uso e preservação dos recursos hídricos são temas trabalhados por alunos do Centro Paula Souza em projetos e pesquisas, tais como a Maquete do Aquífero Guarani, da Etec José Martimiano da Silva, de Ribeirão Preto; o Fertilizante a partir de fósforo do Rio Tietê, da Etec de Suzano; o Biocorante sustentável, da Etec Trajano Camargo, de Limeira; e os projetos da Etec João Maria Stevanatto, de Itapira.