Filtro de Daltonismo

Etecs e Fatecs estão na final estadual do Desafio Liga Jovem do Sebrae

Equipes da Capital, Guarulhos, Indaiatuba e Praia Grande classificaram sete projetos; competição estimula jovens a solucionar problemas da sociedade utilizando tecnologia

7 de agosto de 2024 9:20 am Premiação, Qualidade de Ensino

Equipes apresentarão trabalhos para uma banca de jurados online, que definirá um grupo vencedor de cada categoria l Foto: Divulgação

Sete projetos desenvolvidos por estudantes das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais do Centro Paula Souza (CPS) estão entre os finalistas da etapa estadual da segunda edição do Desafio Liga Jovem. A competição nacional de empreendedorismo é promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), por meio do Instituto Ideias de Futuro.

O Desafio Liga Jovem estimula jovens a resolver problemas das suas escolas ou comunidades usando a tecnologia. O objetivo é fortalecer competências e atitudes empreendedoras nos participantes, por meio de atividades dinâmicas que trabalham criatividade, inovação, organização, planejamento, responsabilidade, liderança, colaboração, visão de futuro, assunção de riscos, resiliência e curiosidade científica. Nesta segunda edição, a competição envolveu mais de 49 mil estudantes e 4,8 mil educadores de todos os estados do Brasil.

A Etec Abdias do Nascimento, localizada na Capital, teve dois projetos entre os classificados, nas categorias Ensino Médio e Ensino Profissional. Ainda na categoria Ensino Médio, as Etecs de Guarulhos e de Praia Grande estão entre as finalistas, sendo o segundo ano consecutivo que Abdias do Nascimento e Praia Grande chegam a essa etapa. No Ensino Superior, três Fatecs estão na final: Indaiatuba, Sebrae e Zona Sul – as duas últimas localizadas na Capital.

“Este tipo de competição é importante para os estudantes colocarem em prática os conteúdos aprendidos em sala de aula”, avalia a orientadora dos projetos da Etec Abdias do Nascimento, Stephany Conceição. “Também é uma preparação para o mercado de trabalho, uma vez que os jovens desenvolvem competências para atuar em grupo e aplicar metodologias de projetos.”

As equipes selecionadas apresentarão seus trabalhos ao vivo para uma bancada de jurados online. Serão quatro bancas por estado, que definirão um grupo vencedor de cada categoria. A próxima etapa, regional, será disputada em setembro e outubro. A final nacional está prevista para dezembro.

Confira abaixo, em ordem alfabética de municípios, os sete projetos finalistas:

Município

Unidade

Projeto/categoria

Equipe

Capital

Etec Abdias do Nascimento

Ártemis (categoria Ensino Profissional): aplicativo destinado a mulheres, que promove a prática do ciclismo, com conforto e segurança. A tecnologia aponta trajetos seguros, permite a participação em grupos e eventos, além do monitoramento da evolução nas atividades.

Ártemis: Catarina Carvalho, Kayani Lima e Klayvem Silva. Orientadora: Stephany Conceição

Touch Care (categoria Ensino Médio): com o intuito de oferecer suporte a pessoas diagnosticadas com câncer, o aplicativo conta com uma comunidade na qual os usuários podem interagir com médicos e outras pessoas em tratamento. A ferramenta permite gerenciar datas de consultas e exames, além de controlar os horários de medicação.

TechnoTeens: Higor Carvalho, Gabriele Alves, Gabrielly Furlan, Thaysa Dias e Stella Gasparino. Orientadora: Stephany Conceição

Fatec Sebrae

Fair-Play Hub (categoria Ensino Superior): propõe a criação de uma plataforma digital para promover igualdade de gênero e prevenir a violência contra a mulher no futebol. A tecnologia se concentra nas categorias de base dos clubes, fornecendo conteúdos educativos e informativos para jovens atletas a respeito da importância da igualdade de gênero, da construção de relacionamentos saudáveis e da prevenção a comportamentos abusivos.

Fair-Play Hub: Anny Sevilha, Jenny Chaves, Paloma Pereira, Taina Silva e Thayana Salgueiro. Orientador: Paulo Izumi

Fatec Zona Sul

Herói do Bairro (categoria Ensino Superior): trata-se de um jogo que ensina crianças e adolescentes a combater a dengue de maneira divertida e lúdica. Durante as partidas, os jogadores interagem com cenário, história, personagens, missão e ranking de pontuação.

Mouse Park: Anderson Filgueira, Lucas Olivier, Michele Santos, Rafael Oliveira e Thalles Ribeiro. Orientador: Josenyr Rosa

Guarulhos

Etec de Guarulhos

4Save (categoria Ensino Médio): o aplicativo facilita o acesso e a compreensão de informações sobre saúde e primeiros socorros. Com estrutura simples e intuitiva, fornece mapas, telefones úteis, prontuários digitais e manuais para emergências com recursos 3D, além de uma plataforma de análise e interpretação de exames, utilizando inteligência artificial.

4Save: Ana Oliveira, Lucas Lima, Luccas Aoki, Marcus Macedo e Rafael Santos. Orientador: Marcos Sousa

Indaiatuba

Fatec Indaiatuba

Hobby Hub (categoria Ensino Superior): app destinado a conectar integrantes de uma mesma comunidade, seja uma empresa ou instituição de educação, por exemplo. A tecnologia une pessoas com hobbies e interesses semelhantes, promovendo interação social e compartilhamento de experiências, ideias e eventos.

Exterminadores de Sofás: Alícia Santos, Estela Sarmento, Kauan Travain, Maria Mendes e Matheus Cunha. Orientadora: Barbara Costa

Praia Grande

Etec de Praia Grande

Suporte Vital (categoria Ensino Médio): aplicativo acessível, projetado especificamente para conectar idosos a uma rede segura e confiável de prestadores de serviços, para promover autonomia e bem-estar.

Carpe: Catarina Souza, Diogo Mendes, Eduardo Benassi e Heloisa Duarte. Orientador: Rafael Gomes

Veja fotos das equipes:

Compartilhe


Veja também