Filtro de Daltonismo

Etecs e Fatecs desenvolvem mais de 50 projetos sobre economia de água

O reaproveitamento de água e a economia de recursos hídricos mobilizaram mais de 50 estudos e pesquisas de alunos e professores de 33 Escolas Técnicas (Etecs) e 11 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais neste ano. […]

23 de julho de 2015 11:15 am Institucional

Game tem o objetivo de conscientizar estudantes do Ensino Fundamental – Foto: Reprodução

O reaproveitamento de água e a economia de recursos hídricos mobilizaram mais de 50 estudos e pesquisas de alunos e professores de 33 Escolas Técnicas (Etecs) e 11 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais neste ano. Os resultados vão de um tijolo feito com borracha e água de chuva até soluções para economia de água no processo de produção do etanol. Um jogo sobre o consumo sustentável de recursos voltado a crianças também foi desenvolvido. Além disso, mais de 20 projetos de captação de água de chuva estão em curso. Sem falar nas múltiplas alternativas de economia e reaproveitamento da água utilizada em diversos setores das escolas e faculdades.

Na Etec de Lins, quatro alunos do curso técnico em Edificações utilizaram borracha de pneu, água de chuva e cimento para elaborar um tijolo. Segundo o professor Fernando Roberto Perin Pereira, orientador do grupo, o “bloco emborrachado” passou nos primeiros testes de resistência. “As análises mostraram que os índices do produto ultrapassam a exigência para o uso em alvenaria de vedação, como a construção de paredes de separação de ambientes”, disse Perin.

Já os estudantes do quinto módulo do curso de Tecnologia em Biocombustíveis, da Fatec Jaboticabal, pesquisaram uma maneira de economizar a quantidade de água potável utilizada na produção de etanol. De acordo com o estudo, é possível recorrer a resíduos do próprio processo – flegmaça e vinhaça – em substituição à água. A flegmaça é um líquido de coloração clara que poderia sem necessidade de tratamento, tomar o lugar da água. A vinhaça, um líquido de coloração mais escura, precisaria ser tratada para a eliminação de elementos químicos que comprometeriam a fermentação, uma das etapas da produção do etanol. “A alternativa permite redução de geração de resíduo, economia financeira e diminuição do impacto ambiental”, avalia a professora Rita de Cássia Vieira Macri, responsável pelo projeto.

Consumo consciente

Na Fatec Carapicuíba, três professores e dois alunos do curso de Jogos Digitais investiram na conscientização das gerações futuras. O grupo desenvolveu um jogo sobre o consumo sustentável de água voltado a estudantes do Ensino Fundamental, de 7 a 14 anos. “O jogador recebe missões para cumprir, como dissuadir uma pessoa que está lavando a calçada a fazer a limpeza de outra forma”, explica o professor Álvaro Gabriele. A proposta do grupo é oferecer versões do game para computadores, celulares e tablets. Uma das unidades que realizou iniciativas para a captação de água de chuva é a Etec Prof. Marcos Uchôas dos Santos Penchel, em Cachoeira Paulista. A partir das calhas no telhado, a água de chuva é recolhida e, em seguida, passa por um filtro que contém carvão mineral. O objetivo da filtragem é reduzir odores e limpar a água, que também é tratada com cloro. O sistema, já implantado na escola, fornece água de reuso para limpeza, banheiros e jardinagem.

Compartilhe


Veja também