Etecs e Fatecs comemoram Semana do Meio Ambiente com ações sustentáveis

Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais comemoram, até 7 de junho, a Semana do Meio Ambiente com atividades sustentáveis e de conscientização envolvendo a comunidade acadêmica e sociedade.  Reciclagem, uso e descarte corretos de […]

2 de junho de 2016 5:16 pm Institucional

Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais comemoram, até 7 de junho, a Semana do Meio Ambiente com atividades sustentáveis e de conscientização envolvendo a comunidade acadêmica e sociedade.  Reciclagem, uso e descarte corretos de insumos e meios de transporte não poluentes estão entre os temas abordados pelas unidades.

Na Fatec Guarulhos, em sua terceira edição da semana, serão expostos trabalhos produzidos com materiais reutilizados ou reciclados. O objetivo é conscientizar  quanto à utilização e descarte de materiais como copos descartáveis, papéis etc. No último dia do evento, terça-feira, 7, haverá palestras, desfiles de moda com produtos reciclados e apresentação de ações como a economia de água gerada na unidade. “A Fatec tem sido laureada com o selo ambiental desde 2010. Nosso compromisso nessa área já é reconhecido na região”, diz Marcos Maia, diretor da unidade, que tem também um programa de coleta seletiva.

Alunos e professores da Etec Prof.ª Dr.ª Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara, em Pirituba, focaram no impacto ambiental dos avanços tecnológicos. O que fazer com os milhões de celulares, baterias, carregadores, tablets e equipamentos similares fora de uso? Para eles, a solução passa obrigatoriamente pelo descarte consciente, que exige mais do que apenas separá-los do lixo orgânico.

Por conta disso, os alunos do curso Técnico de Eventos da unidade decidiram comemorar a semana organizando uma grande coleta de lixo eletrônico, com o apoio e participação das turmas dos Técnicos em Segurança do Trabalho e Eletroeletrônica. Parcerias com empresas e organizações especializadas, como a Recicladora Urbana, Sucesu-SP, Nexti – Núcleo das Executivas em TI, Coopernova e o Instituto GEA, contribuirão para fazer da escola um grande posto de coleta nos dias 3 e 4. “Vamos dar certificados de descarte”, informa Eliane Leite, diretora da Etec. Os alunos elaboraram um site sobre o tema.

Passeio Ciclístico

Pela primeira vez participando da Semana, a Fatec Tatuapé optou por comemorar a data no domingo, 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, com um passeio ciclístico. A unidade espera reunir 50 alunos para um circuito de 10 quilômetros, numa ação coordenada pela professora de Mobilidade Urbana, Flávia Ulian, do curso de Tecnologia em Transporte Terrestre. “Além das questões ambientais, como o estímulo a um meio de transporte não poluente, vamos aproveitar para distribuir panfletos sobre o Vestibular, já que as inscrições terminam no dia 9. É uma boa forma de divulgarmos a nossa faculdade, nossos cursos.”

Compartilhe


Veja também