Etecs e Fatecs celebram a valorização da mulher no trabalho

Fatec São Caetano vai debater direitos da mulher e Etec de Pirituba terá palestra com a empresária Chieco Aoki; profissionais do CPS poderão participar de fórum sobre a mulher negra e o mercado no dia 8 de abril

9 de março de 2020 11:00 am Etec, Fatec, Institucional

Estudantes da Etec de Pirituba poderão participar de um ciclo de palestras organizado pela unidade | Foto: Gastão Guedes

Atualizado em 10 de março, às 19h09

Valorizar personalidades e profissionais do sexo feminino e reforçar, no ambiente de ensino, discussões sobre igualdade de gênero, diferenças salariais, violência, carreira e empoderamento. As comemorações do mês da mulher no Centro Paula Souza (CPS) – a data é celebrada mundialmente no dia 8 de março – ganharam uma agenda especial. Conheça a programação de algumas unidades.

A programação da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) São Caetano, na Região do ABC, destaca o papel da mulher no mercado de trabalho e seus direitos. O evento, que ocorre nesta terça-feira (10), contará com palestras da promotora de Justiça Cíntia Marangoni, do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPE-SP), e da líder do capítulo brasileiro da Woncy, Andréa Thome, uma organização latino-americana formada por profissionais de segurança cibernética com o objetivo de aumentar a presença de mulheres no mercado de tecnologia da informação.

Na Escola Técnica Estadual Profa. Dra. Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara, localizada no bairro de Pirituba, na Capital, as discussões visam valorizar uma sociedade mais justa, igual e democrática, que respeite as diversidades culturais, raciais, étnicas, de crenças, de valores e de sexualidade. A empresária Chieko Aoki considerada pela revista norte-americana Forbes e pelo jornal Valor Econômico umas das melhores executivas brasileiras, é uma das participantes de um ciclo de palestras. A cada dia do mês, nas redes sociais da unidade, uma mulher será lembrada por sua trajetória. A professora que dá o nome à escola também será homenageada. 

Tecnologia da Informação

Na Fatec São Paulo, na Capital, o Fatech Girls, grupo que tem como objetivo unir as mulheres do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) e apresentar o universo da programação para alunas dos Ensinos Médio e Fundamental, tem uma programação que vai até sábado (14). Estão previstas rodas de conversas sobre temas como tabus relacionados ao sexo feminino e mulheres no mundo acadêmico. O sábado concentra a maior parte das atividades e terá palestras sobre temas como Lei Geral de Proteção de Dados e mentoria de carreira em tecnologia, além de painéis como o que vai debater a ocupação de espaços dentro da tecnologia por mulheres periféricas. Conheça a programação aqui.

Com uma iniciativa semelhante de incentivo à inserção de mulheres na área da tecnologia, a Fatec Bragança Paulista, que tem o projeto Key Tech, tem duas palestras previstas. Meninas na TI e principais personalidades femininas na área ocorre no dia 17 e é voltada a jovens que estão no Ensino Médio. Já a palestra sobre criação de jogos com Scratch, no dia 23, é voltada às alunas da Fatec e às jovens da comunidade. Além disso, a unidade oferece neste mês um curso de arduíno como forma de apoio e incentivo ao estudo da automatização pelo público feminino.

Mulheres negras

Com inscrições pelo site até o dia 16 de março, o segundo Fórum Profissional Feminina e o Mercado – A Mulher Negra e o Mercado é destinado aos profissionais do Centro Paula Souza. Oferecido na modalidade presencial, o evento trará histórias de sucesso de mulheres negras que ocupam posições de liderança profissional ou que estejam engajadas com a causa da equidade de gênero. O público-alvo são professores, assistentes técnicos administrativos, gestores das unidades e demais interessados. O evento será realizado no dia 8 de abril, das 10 às 14 horas.

Compartilhe


Veja também