Com cursos implantados em sintonia com vocações econômicas regionais, unidades contribuem para o desenvolvimento do arranjo produtivo local
As mulheres que lideram as Etecs e Fatec de Franca (a partir da esq.): Rita Vitoriano, Érica Araújo e Maria de Fátima Zeni l Foto: Divulgação
Com cursos implantados em sintonia com os arranjos produtivos locais e foco nas vocações econômicas regionais, as unidades do Centro Paula Souza (CPS) procuram contribuir com o desenvolvimento tecnológico e a inovação em cada região do estado em que estão presentes. Em Franca, por exemplo, as duas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e uma Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) passaram a integrar o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Comti).
O órgão se enquadra na legislação municipal voltada a ações de modernização econômica e tecnológica da cidade, que também estabelece políticas de incentivo à inovação, desburocratização e fortalecimento do ambiente produtivo local.
“Com nossa infraestrutura, corpo docente qualificado, alunos engajados e histórico de projetos relevantes, estamos preparados para contribuir efetivamente para a consolidação de Franca como um polo de inovação tecnológica”, declara a coordenadora da Fatec Franca, Érica Aparecida Araújo, que foi nomeada como presidente do Comti.
A superintendente da Etec Dr. Júlio Cardoso, Rita Lombarde Vilela Vitoriano, também comemorou. “Somos referência em Franca e região na formação de profissionais em diversas habilitações. Em 101 anos de história formamos muitos empreendedores na região, nos mais variados segmentos. Além disso, a Etec incentiva a pesquisa e o desenvolvimento de projetos tecnológicos, inovadores e sustentáveis.”
A Etec Prof. Carmelino Correa Junior também tem papel de destaque na formação de profissionais qualificados, principalmente no setor do agronegócio. “Oferecemos ao mercado um capital humano qualificado, com forte ligação com os setores produtivos. São profissionais prontos para os desafios do futuro, integrando teoria e prática”, observa a superintendente da unidade, Maria de Fátima Lespinassi Zeni.