Etecs conquistam primeiro lugar em três categorias da 12ª Febrace e vão apresentar trabalhos nos EUA

Três projetos apresentados por alunos de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) conquistaram o primeiro lugar em diferentes categorias da 12ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, Criatividade e Inovação (Febrace). Além disso, quatro estudantes de Etecs […]

24 de março de 2014 3:43 pm Institucional

Três projetos apresentados por alunos de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) conquistaram o primeiro lugar em diferentes categorias da 12ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, Criatividade e Inovação (Febrace). Além disso, quatro estudantes de Etecs foram selecionados para apresentar seus trabalhos nos Estados Unidos. A cerimônia de premiação ocorreu na sexta-feira, 21, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). O chefe de gabinete da Superintendência do Centro Paula Souza, Luiz Carlos Quadrelli, representou a instituição no evento.

Confira aqui a lista completa da premiação

Etec de Heliópolis ganha 1ª lugar na Frebrace ao transformar bitucas de cigarro em papel-semente

Dois experimentos levaram o Prêmio Intel Isef, que garante o custeio de passagens aéreas, hospedagem e alimentação dos estudantes para a apresentação do projeto na Feira Internacional de Ciências e Engenharia (Intel Isef) 2014, uma das maiores feiras de ciências e engenharia do mundo, em Los Angeles, que ocorre em maio. São eles: “Pele Humana para Transplantes e Testes Farmacológicos”, da aluna Ângela Ferreira de Oliveira, com orientação de Joana D’Arc Félix de Sousa e Wesley José de Sousa, da Etec Prof. Carmelino Corrêa Júnior, de Franca, que ficou em 1º lugar na categoria Ciências da Saúde; e “Transformação de Isopor® em Impermeabilizante”, dos alunos da Etec de Ribeirão Pires, Jaqueline Alves Pereira da Silva, Lucas Gustavo Pelinson e Gisele Cavalcante dos Reis, sob orientação de Carlos Eduardo Andrade Barreiro, que ficou com o 1º lugar em Ciências Exatas e da Terra.

Outro projeto da Etec de Franca, “Fertilizantes organominerais sustentáveis a partir de resíduos sólidos do setor coureiro-calçadista da cidade de Franca”, dos alunos Thomás Avila Pugliesi e Tulio Miguel Garcia Resende, sob orientação da professora Joana D’Arc Félix de Sousa, foi selecionado para ser exposto na Feira Internacional Genius Olympiad, promovida pela Universidade de Nova York em Oswego, no Estado de Nova York, em junho.

Sapatos para bombeiros

Segundo lugar na categoria geral Ciências Exatas e da Terra, o projeto “Calçados mais seguros para o Corpo de Bombeiros”, da aluna Natyeli Cristina Silva, orientado pelos professores Joana D’Arc Félix de Sousa e Leandro Trevizani Gomes, da Etec de Franca, recebeu o Prêmio I Sweep. A estudante poderá apresentar seu projeto em Houston, nos EUA, na Internacional Sustainable World Project Olympiad, em maio de 2015.

No total, participaram da Febrace 27 projetos desenvolvidos por 13 Etecs, localizadas nos municípios de Franca, Itanhaém, Jacareí, Limeira, Monte Mor, Osasco, Piedade, Santa Bárbara D’Oeste, São Paulo, Suzano e Ribeirão Pires. Os classificados pelas Etecs concorreram com mais de 300 projetos de estudantes dos ensinos Fundamental (8ª e 9ª séries), Médio e Técnico de todo o País. Esta edição recebeu cerca de 1.800 inscrições.

Troféus e bolsas de estudo

Alguns dos trabalhos expostos foram selecionados por terem se destacado em outras competições como a 7ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps) e a Mostra Paulista de Ciências e Engenharia (MOP).

Os escolhidos pelo júri foram contemplados com medalhas, troféus, certificados e equipamentos eletrônicos, além de estágios, bolsas de estudo e visitas monitoradas às empresas parceiras.

A Febrace é organizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis da Poli e tem como objetivo incentivar os jovens a usarem imaginação, criatividade e inovação no desenvolvimento de projetos científicos.

No ano passado, o Centro Paula Souza também ganhou o 1º lugar na categoria Ciências Sociais Aplicadas o projeto “Sementuca”, da Etec de Heliópolis, que transforma bitucas de cigarros em papel reciclado. As Etecs já venceram em outras quatro edições e ganharam a viagem à Intel ISEF: 2010 (Prof. Carmelino Corrêa Júnior, de Franca, e Getúlio Vargas, da Capital), 2008 (Trajano Camargo, de Limeira), 2007 (Getúlio Vargas) e 2004 (Polivalente, de Americana). Em 2011, alunos da Etec Getúlio Vargas, de São Paulo, conquistaram o quarto lugar na categoria Ciências Ambientais.

Compartilhe


Veja também