Etecs comemoram Semana Paulo Freire

Neste mês, as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) homenageiam um dos maiores educadores brasileiros com uma semana de atividades socioculturais dedicada aos alunos e professores. O pernambucano Paulo Freire nasceu em 1921 e é mundialmente conhecido […]

6 de maio de 2013 12:12 pm Institucional

Neste mês, as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) homenageiam um dos maiores educadores brasileiros com uma semana de atividades socioculturais dedicada aos alunos e professores.

O pernambucano Paulo Freire nasceu em 1921 e é mundialmente conhecido pela sua contribuição na área de educação. Na década de 1960, Freire criou um método de alfabetização para adultos, aplicado em diversos países. Sua obra mais conhecida é Pedagogia do Oprimido, traduzida para 25 idiomas. Ao falecer em maio de 1997 na cidade de São Paulo, o educador deixou mais de 40 livros publicados. Em 2012, foi sancionada uma lei federal que declarou Paulo Freire  patrono da educação brasileira.

Confira o cronograma de eventos nas Etecs, que aparecem em ordem alfabética de município 

6 a 10

Avaré
Etec de Avaré apresenta exposição de frases criadas pelos alunos em homenagem a Paulo Freire. Durante a semana, o professor de geografia da unidade, Ladilson Canassa, ministra palestra sobre a importância da vida acadêmica.

6 a 9/5

Cabrália Paulista
Na Etec Astor de Mattos Carvalho, os estudantes divulgam fotos e frases de Paulo Freire. O professor de Filosofia e de Sociologia, Roberto de Souza Ferreira, ministra a palestra “Pedagogia do Oprimido”. Além disso, alunos do 2º ciclo do curso de Informática integrado ao Ensino Médio apresentam a peça teatral “Teoria da evolução”.  

6 a 10

Bauru
Alunos da Escola Estadual Prof. Christino Cabral, classe descentralizada da Etec Astor de Mattos Carvalho (Cabrália Paulista),  realizam Workshops relacionados aos cursos técnicos oferecidos na escola.

Mogi Mirim 
Estudantes do Ensino Médio da Etec Pedro Ferreira Alves participam de gincanas relacionadas aos diversos cursos técnicos oferecidos pela unidade.

São Paulo
A Etec Heliópolis realiza workshops e oficinas sobre manutenção de computadores, games, cultivo de hortaliças entre outros temas. Também haverá campeonato de xadrez e um encontro para divulgar receitas culinárias internacionais com a presença de estudantes convidados do México e de Portugal.

6 a  11/5

Itatiba
Na Etec Rosa Perrone Scavone estão programadas palestras nas áreas de administração e logística, tecnologia, meio ambiente e saúde. A escola também recebe um consultor da BM&FBovespa para falar sobre o mercado de ações.Acompanhe a programação no site da unidade.

8 a 10/5

Taubaté
Professores do Ensino Médio da Etec Dr. Geraldo José Rodrigues Alckmin organizam debates com alunos sobre o uso racional da água. Entre outras atividades, a escola oferece palestras com profissionais das áreas de marketing, informática e segurança do trabalho.    

8 a 12/5

Olímpia
Etec Olímpia promove palestras sobre bulling,  DST (doenças  sexualmente transmissíveis) e música. Professores das disciplinas da área de humana organizam atividades interdisciplinares a partir do filme Os Croods. Está prevista  também uma visita de alunos do 3º ano do Ensino Médio ao campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

São Paulo
Direitos do consumidor e sexualidade são temas de palestras que acontecerão na Etec de Vila Formosa,localizada na zona leste da Capital.  A unidade também  vai oferecer oficinas de forró, redes sociais e rathayoga.  Na área de esportes, estão previstos campeonatos de atletismo, tênis de mesa e esgrima. Os eventos serão abertos a toda comunidade escolar.

Compartilhe


Veja também