Alunos das Etecs paulistana Prof. Camargo Aranha, na Mooca, e Prof. Basilides de Godoy, na Vila Leopoldina, disputam o Prêmio Miniempresas 2011 com estudantes de todo o Estado de São Paulo. As 14 miniempresas formadas […]
Alunos das Etecs paulistana Prof. Camargo Aranha, na Mooca, e Prof. Basilides de Godoy, na Vila Leopoldina, disputam o Prêmio Miniempresas 2011 com estudantes de todo o Estado de São Paulo. As 14 miniempresas formadas por estudantes do Ensino Médio competem nas categorias: Inovação e Qualidade, Desenvolvimento Humano, Comunicação e Marketing, e Faturamento e Rentabilidade.
O resultado será divulgado na próxima segunda-feira, 28, na Fiesp (Av. Paulista, 1313, São Paulo). O prêmio é um troféu e um almoço ou jantar no restaurante Outback Steakhouse.
A miniempresa da Etec Camargo Aranha se chama Acangpó Head Hands e atua no segmento de acessórios em couro ecológico, como pulseiras e faixas. Os alunos da Basilides Godoy criaram a O´Clock, que produz relógios a partir de discos de vinil.
O programa Miniempresa proporciona a estudantes do 2º ano do Ensino Médio a experiência prática em economia e negócios, na organização e operação de uma empresa. Os jovens aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção. O Programa é acompanhado por profissionais voluntários das áreas de Marketing, Finanças, Recursos Humanos e Produção. São trabalhados temas na prática como fluxo de caixa, compra de matéria-prima, controle de estoque, vendas e produção. Os alunos aprendem a fabricar um produto, conscientes das normas de segurança, controle de metas de produção e qualidade, dos riscos e sucesso de um negócio. Também devem administrar os compromissos legais da empresa, referentes aos encargos e impostos, que são doados a uma instituição beneficente em vez de serem pagos ao governo.