Etecs agrícolas oferecem de cursos tradicionais a novas tendências de mercado

Centro Paula Souza tem 34 unidades com cursos que abrangem de Agropecuária e Agricultura a Vitivinicultura e Agroecologia; ao todo, são 15 opções de formação para os estudantes

11 de outubro de 2023 11:32 am Vestibulinho

Entre os cursos tradicionais, segue em alta a procura por Agropecuária e Veterinária, mas há também muita busca pelo Agronegócio

Das 228 Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) administradas pelo Centro Paula Souza, 34 são chamadas de escolas agrícolas, distribuídas por todas as regiões do Estado. Sediadas em fazendas, têm a especificidade de comportarem em suas instalações as cooperativas-escola, sendo referência em cursos tradicionais do campo, mas abrem espaço para outros eixos tecnológicos e tendências de mercado, que são atualizados de acordo com a demanda de cada área e novidades do setor. 

“No curso trabalhamos a produção agrícola e pecuária dentro de uma visão de maior sustentabilidade. Na avicultura, não usamos apenas ração, na horticultura desenvolvemos alimentos orgânicos. É uma tendência e uma necessidade, mas não podemos deixar de oferecer os cursos que atendem ao mercado tradicional”, explica a coordenadora de projetos da Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec) Capacitações, Eva Chow Belezia. 

As Etecs agrícolas também têm espaço para outros eixos tecnológicos, como os técnicos de Agroindústria (Eixo de Produção Alimentícia), que são oferecidos em modelo integrado, modular e noturno. Já o curso técnico de Informática está disponível em 13 unidades agrícolas; o de Administração em oito delas, e o de Química em três unidades. “Não são cursos diretamente ligados ao campo, mas são de interesse do público local e têm bastante procura. Todas as Etecs agrícolas ficam em fazendas, mas algumas delas já estão bem próximas aos centros urbanos, que se expandiram em nossa direção”, explica a professora Eva. 

Curso técnico abrange etapas que vão do plantio de uvas até a degustação de vinhos | Foto: Divulgação Etec BeSt
Na Etec Benedito Storari, de Jundiaí, o curso técnico de Viticultura e Enologia abrange etapas que vão do plantio de uvas até a produção de vinhos | Foto: Divulgação

Uva e vinho em Jundiaí

Lançadas em janeiro de 2023 na Etec Benedito Storari, as aulas se estendem por três semestres e preparam o estudante para atuar desde o plantio de uvas até a produção de vinhos. 

“Tivemos uma alta demanda no Vestibulinho e estamos recebendo um feedback muito positivo dos alunos. Aos sábados, vamos a um vinhedo em que temos mil pés de uva com variedades para sucos e vinhos. Trabalhamos com duas turmas de 20 alunos para garantir a qualidade das aulas”, explica o professor de vitivinicultura Adilson Amatto. 

Na maioria das Etecs agrícolas há alojamento para estudantes e todas estão vinculadas às cooperativas-escola. Nelas, os alunos do curso técnico de Agricultura, por exemplo, têm oportunidade de praticar a gestão de todo o processo desde o preparo do solo, plantação e colheita até a venda e administração dos recursos. 

Vestibulinho 2024

O interessado em estudar em uma Etec deve fazer inscrição para o Vestibulinho até as 15 horas de 8 de novembro. O processo deve ser feito, exclusivamente, pela internet. O valor da taxa é de R$ 34.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades) ou pela internet www.vestibulinhoetec.com.br.

Compartilhe


Veja também