Etecs conquistam mais de 2,5 mil vagas em universidades públicas

Levantamento realizado em 115 escolas do Centro Paula Souza mostra que estudantes superaram desafios do ensino remoto para se destacar nos vestibulares

29 de março de 2023 9:47 am Qualidade de Ensino

No sentido horário, alguns dos aprovados: Beatriz, Vitor, Alinny, Richard, Yasmin e Gabriel l Foto: Freepik

Estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) mais uma vez se destacaram nos processos seletivos de instituições públicas de Ensino Superior. Levantamento realizado junto a 115 unidades do Centro Paula Souza (CPS) aponta que os jovens conquistaram 2.597 vagas em faculdades e universidades de diversas partes do País. Desse total, 2.109 foram admitidos em instituições paulistas e 488 em faculdades de outros estados ou instituições federais.

“É uma conquista muito significativa”, parabeniza a diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá. “Principalmente se levarmos em conta que esses alunos fizeram grande parte do Ensino Médio durante o período da pandemia. Foram quase dois anos – 2020 e parte de 2021 – superando os desafios impostos pelo ensino remoto.”

Um exemplo é Ana Laura Cardoso, que fez o Ensino Médio e o curso técnico de Administração na Etec Prof. Ídio Zucchi, localizada em Bebedouro, na Região de Barretos. “Eu sempre procurei prestar bastante atenção nas aulas, mesmo no remoto, e sempre pedi ajuda aos professores. Eles me deram muita assistência durante esses três anos, tirando minhas dúvidas e indicando mais exercícios.”

Como resultado da dedicação, a estudante foi aprovada em primeiro lugar nos cursos de Física, na Universidade de São Paulo (USP), e Engenharia Mecânica, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Ainda conquistou vagas em Engenharia Mecânica na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e USP.

Outra estudante da Etec de Bebedouro, Yasmim Fernandes de Souza também conquistou o primeiro lugar na USP de Ribeirão Preto, no curso de Administração.

Duas alunas da Etec Waldyr Duron Júnior, de Piraju, na Região de Itapeva, se destacaram no vestibular da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp). Amanda Pereira Nascimento conquistou o primeiro lugar em Ciências Biológicas e Ana Luiza Motta Andretta, em Letras.

Da Etec Profª Terezinha Monteiro dos Santos, de Taquarituba, na mesma região, Gabriel Vetrone Jorge foi primeiro em Engenharia da Produção na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Já Pedro Henrique de Oliveira liderou a lista do curso de Ciência da Computação na Uenp.

Futuros tecnólogos

Jovens de Etecs de diversas regiões do Estado mostraram que confiam na qualidade do ensino das Fatecs – as faculdades com maior número de estudantes aprovados: 793. Entre eles está Joel de Farias Alves Neto, que fez o curso técnico de Automação Industrial Integrado ao Ensino Médio na Etec Armando Pannunzio, de Sorocaba.

Com a intenção de fazer um curso superior na área de tecnologia da informação, estava em dúvida entre optar por Análise e Desenvolvimento de Sistemas nas Fatecs Itu ou Sorocaba. Morador de Votorantim, no entanto, decidiu concorrer a uma vaga na unidade recém-implantada no município. “Avaliei a grade curricular do curso de Desenvolvimento de Software Multiplataforma e vi que muita coisa me interessava. Como a faculdade fica muito perto da minha casa, optei por unir o útil ao agradável”, relembra.

Depois das aulas em período integral na Etec, Joel estudava em casa até as 22 horas, resolvendo exercícios, treinando redação, estudando provas de processos seletivos anteriores e fazendo cursinho online. Com essa rotina, ele superou uma concorrência de 7,28 candidatos por vaga – segundo curso mais concorrido nas Fatecs da Região de Sorocaba – para ser o primeiro colocado no Vestibular. “Demorou para cair a ficha. Nunca imaginei conseguir esse resultado”, comemora o estudante.

Alinny Ribeiro da Cunha, ex-aluna da Etec Juscelino Kubitschek de Oliveira, localizada em Diadema, Região do ABC, também foi primeira colocada em Desenvolvimento de Software Multiplataformas na Fatec da cidade.

Já a aluna da Etec de Piedade, Ana Beatriz de Alcantara Viana, passou em terceiro lugar no curso superior de tecnologia em Sistemas Biomédicos na Fatec Sorocaba.

Neste primeiro semestre, 677 estudantes também ingressaram nas Fatecs pela Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS), modalidade que permite concluir os Ensinos Médio, Técnico e Superior em até cinco anos e meio, sem a necessidade de passar pelo processo seletivo para entrar na faculdade.

Medicina

Formado no Ensino Médio com ênfase em Ciências Exatas e Engenharias e no curso técnico de Farmácia na Etec Prof. Armando José Farinazzo, localizada em Fernandópolis, na Região de São José do Rio Preto, Augusto Gazola foi aprovado no Vestibular mais concorrido do País – Medicina na USP de São Paulo, com 118 candidatos por vaga.

“É uma conquista muito importante pra mim. Acredito que vou gostar muito do curso”, comemora Augusto. “Estou bem animado para ingressar na carreira, vai ser uma experiência maravilhosa. Sou apaixonado pela área.”

Ao longo de sua trajetória na Etec, Augusto esteve envolvido no desenvolvimento de projetos, foi premiado em olimpíadas de astronomia, matemática e química, além de participar do Programa Jovens Embaixadores.

Já para Leonardo Morais, ex-aluno do curso técnico de Nutrição e Dietética Integrado ao Ensino Médio da Etec Presidente Vargas, de Mogi das Cruzes, no Alto Tietê, o processo seletivo para entrar na Faculdade de Medicina da Universidade de Buenos Aires durou cerca de um ano.

Além de ter que comprovar proficiência em espanhol, ele passou por avaliações em diversas disciplinas específicas do curso, como biofísica, biologia avançada, química avançada, introdução ao pensamento científico e introdução ao conhecimento da sociedade e estado.

“Estou achando maravilhoso. Porque não é só a faculdade. Você tem contato com uma cultura totalmente diferente e aprende muito com isso também. Sem falar da possibilidade de aprender um novo idioma da melhor forma: praticando e interagindo com todos”, comenta Leonardo.

Largo de São Francisco

Elas decidiram dar continuidade aos conhecimentos adquiridos no curso técnico de Serviços Jurídicos Integrado ao Ensino Médio da Etec Cepam, da Capital. Para tanto, Laura Carvalho Mariano Lacerda e Luana Moreno Costa enfrentaram uma concorrência de 21 candidatos por vaga para serem aprovadas na Faculdade de Direito da USP.

Outro calouro do Largo de São Francisco é Luiz Felipe da Silva Tenorio, formado em Informática para Internet integrado ao Ensino Médio na Etec Bartolomeu Bueno da Silva – Anhanguera, de Santana de Parnaíba, Região Metropolitana de São Paulo.

Tríplice coroa

Vários estudantes conquistaram a tão sonhada trinca, sendo aprovados na Unesp, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e USP. Beatriz Lima Figueiredo (Ciências Sociais), da Etec Albert Einstein, da Capital; João Pedro Rocha (Engenharia Civil) e Vitor Vilela Zacchi (Economia), ambos da Etec Guaracy Silveira, da Capital; Rafael Felippe (Engenharia Química), da Etec Parque Belém, também da Capital; Tayná Vitória Ferreira (Engenharia de Biossistemas, Engenharia de Telecomunicações e Engenharia Agronômica), Etec Deputado Salim Sedeh, Leme; Lucas Germiniani (Engenharia Agronômica), Etec Prof. Matheus Leite de Abreu, Mirassol; Felipe Polezel Teixeira (Física), Etec Prof. Adolpho Arruda Mello, Presidente Prudente; Richard Machado (Engenharia Elétrica), Etec Coronel Fernando Febeliano da Costa, Piracicaba; João Victor da Silva (Matemática), Etec José Martimiano da Silva, Ribeirão Preto; Gabriel Roque Quaresma (Engenharia Química), da Etec Prof. Dr. José Dagnoni, de Santa Bárbara d’Oeste.

Confira aqui as vagas conquistadas por estudantes de Etecs. Veja mais fotos abaixo:

Compartilhe


Veja também