Aluno de Etec vai ao Tocantins apresentar trabalho de iniciação científica

Jovem se apresenta a partir das 17 horas em evento realizado na Universidade Federal de Tocantins (UFT), em Palmas; tema do trabalho é biodiversidade terrestre

21 de outubro de 2022 1:19 pm Etec, Institucional

Luiz Felipe da Silva Tenorio, de 16 anos, pesquisou, entre outros temas, impactos de agrotóxicos no solo | Foto: Divulgação

Luiz Felipe da Silva Tenorio tem 16 anos e uma agenda cheia. É aluno da Escola Técnica Estadual (Etec) Bartolomeu Bueno da Silva-Anhanguera, de Santana de Parnaíba, Região Metropolitana de São Paulo, onde estuda Informática para Internet. É também o presidente do grêmio estudantil da unidade. Hoje (21), está em Palmas, no Tocantins, para a apresentação de um trabalho de iniciação científica. Como chegou com antecedência à cidade, se inscreveu para aulas de apicultura e sistema agroflorestal, reservou bastante tempo para visitar a biblioteca de uma unidade do Serviço Social do Comércio (Sesc) e quer acompanhar algumas exposições acadêmicas antes de realizar a sua.

A partir das 17 horas desta sexta, ele apresenta a pesquisa Biodiversidade terrestre: conhecer para preservar aos participantes do 18º Seminário de Iniciação Científica, na Universidade Federal do Tocantins (UFT). “É um tema super relevante, principalmente pelo fato de a vida humana estar muito associada ao solo e a biodiversidade presente nele desempenhar funções bastante importantes”, explica. “Infelizmente, encontramos inúmeras agressões à terra, especialmente quando o homem está trabalhando na produção de alimentos, com o uso indiscriminado de agrotóxicos. O problema aparece quando essas substâncias afetam organismos além das pragas que deveriam combater.”

Orientando de uma professora da UFT no projeto, Luiz, ao lado de outros colegas indicados por ela, foi além do levantamento de dados sobre o assunto. O desafio dos estudantes era, justamente, levar aos jovens do Ensino Médio informações sobre a importância da biodiversidade terrestre. Para isso, promoveram rodas de conversa na Escola Técnica e divulgaram posts em um perfil do Instagram (@neara_uft). “Não se ama aquilo que não se conhece”, afirma o jovem. “As pessoas não imaginam quanta vida há no solo, é preciso despertar essa consciência.”

Às vésperas da apresentação, ele diz que está tranquilo e empolgado ao mesmo tempo. “Foi um trabalho que desenvolvi com muito apreço, acho super gostoso falar sobre isso. Estou entusiasmado e bastante confiante também.”

Neste ano, ele termina o curso na Etec e, claro, já tem planos para a próxima etapa da sua vida. “Tenho um sonho antigo: estudar Medicina. Gostaria de ingressar na USP, no campus de Bauru, mas estou aberto a outras possibilidades também.” Com tanta dedicação aos estudos, é bem provável que, em breve, Luiz tenha sua agenda cheia de pacientes.

Publicação realizada de forma retroativa em respeito à legislação eleitoral.
Conteúdo elaborado entre 2 de julho de 2022 e o término da eleição estadual de São Paulo.

Compartilhe


Veja também