Filtro de Daltonismo

Etec Zona Leste vence a final do Pense Grande Digital

Na final da competição, estudantes apresentaram aplicativo que conecta quem precisa fazer descarte de lixo com empresas e prestadores de serviço de coleta

20 de dezembro de 2021 9:31 am Etec, Institucional

Ao todo, 80 projetos de 35 Escolas Técnicas se inscreveram no desafio; cinco foram para a final l Foto: Divulgação

Com um projeto de aplicativo para facilitar a coleta de lixo em bairros periféricos, um grupo de estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Zona Leste, localizada na Capital, venceu o segundo Demoday Virtual do Pense Grande Digital. A final da competição, realizada por meio de parceria do Centro Paula Souza (CPS) com a Fundação Telefônica Vivo e consultoria da Impact Hub, reuniu as cinco melhores equipes de forma remota – ao todo, foram inscritos 80 projetos de 35 Etecs.

Durante as três etapas da disputa, que começou em maio, também foram formados cerca de 80 educadores como multiplicadores da metodologia Pense Grande, que se apoia nos pilares empreendedorismo, comunidade e tecnologia para fomentar o desenvolvimento de negócios que gerem impacto social positivo.

Os cinco grupos finalistas foram selecionados para expor seus projetos no Demoday, no formato pitch: apresentação breve a respeito de um produto, serviço ou organização para despertar o interesse de possíveis investidores e parceiros. A capacitação dos educadores e a mentoria dos projetos também foram feitas totalmente online.

Formado por Brenda Coimbra, Fellipe Rodrigues, Hugo Souza, Lucas Pacheco e Yasmin Soares, o grupo da Etec Zona Leste apresentou o projeto Ecobairro, um aplicativo que conecta quem precisa fazer o descarte correto de lixo com prestadores de serviço e empresas de coleta.

A ideia é contribuir com o meio ambiente, atingindo principalmente bairros periféricos, nos quais o descarte incorreto de lixo é um problema, e gerar renda para coletores. “Os alunos se sentem motivados ao abordar problemas reais e pensar em soluções para situações do dia a dia”, avalia o professor da Etec, Erick Figueroa, que orientou o projeto ao lado de seu colega Renilson do Nascimento.

Veja abaixo os cinco projetos finalistas – as Etecs aparecem por ordem alfabética de município:

Município

Escola

Projeto

Estudantes

Bauru

Etec Rodrigues de Abreu

Power to speak – site no qual é possível contratar/prestar serviços com facilidades na comunicação (sendo possível realização de vídeo chamadas)

Beatriz Jatobá, Beatryz Alves, Júlia Passos, Thayná Tiemi

Rubber road – projeto idealiza produção de asfalto a partir de borracha

Eduardo XavierIris Youshizawa, Fabricio Stable, Ryan Machado

Capital

Etec Zona Leste

Ecobairro – aplicativo para facilitar coleta de lixo, disponibilizando serviço com data e hora marcadas.

Brenda Coimbra, Fellipe Rodrigues, Hugo Souza, Lucas Pacheco, Yasmin Soares

Cotia

Etec de cotia

Sensor anti-esquecimento – tecnologia alerta quando alguém for esquecido dentro de um veículo

Bárbara Luiza, Gabriela Albuquerque, Gabriela Braga, Isabella Barbosa, Isabella Teixeira, Isaías Feitosa,

São Caetano do Sul

Etec Jorge Street

Native – a ideia é a implantação de postos de coleta de plástico em escolas, para separar e direcionar o material para empresa especializada em produção de madeira plástica

Alexia Moro, Gyulia Piqueira, Debora Rocha

Compartilhe


Veja também