Etec Takashi Morita comemora os 99 anos de seu patrono

Homenageado é conhecido como um hibakusha, nome dado aos sobreviventes dos bombardeios atômicos realizados pelos Estados Unidos contra o Japão nas cidades de Hiroshima e Nagasaki

6 de março de 2023 11:13 am Etec

Família do aniversariante doou 60 quilos de bolo, divididos para toda a comunidade escolar I Foto: Divulgação

Março começou com festa na Escola Técnica Estadual (Etec) Takashi Morita, localizada no bairro de Santo Amaro, na Capital. Estudantes, docentes e servidores da unidade comemoraram, no dia 2, o aniversário de 99 anos de seu patrono. Os alunos apresentaram uma peça teatral sobre a vida do homenageado.

A família do aniversariante doou à escola 60 quilos de bolo. Após o evento, Morita realizou uma sessão de autógrafos de seu livro A última mensagem de Hiroshima. “Aprendi que nunca mais deveria pensar em alguém como inimigo. A lógica da guerra não dá espaço para a dignidade humana”, é uma frase usada com frequência por ele.

Quem é Takashi Morita

Takashi Morita é conhecido como um hibakusha, nome dado aos sobreviventes dos bombardeios atômicos realizados pelos Estados Unidos contra o Japão nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, no final da Segunda Guerra Mundial, em 6 de agosto de 1945. Na época, ele tinha 21 anos e era soldado da polícia militar japonesa.

A bomba explodiu a cerca de 1,3 quilômetros de distância de onde Morita estava. Sem sequelas graves, viveu em seu país de origem por mais 12 anos e ajudou na reconstrução do que foi destruído pelos ataques. Durante esse período, foi diagnosticado duas vezes com leucemia e fez tratamentos.

Convencido de que teria oportunidades melhores no Brasil, embarcou ao lado da esposa e de dois filhos em um navio com destino a São Paulo, em 1956, aos 32 anos. Após 42 dias de viagem, ele e a família desembarcaram no Porto de Santos e seguiram para a Capital. No início, enfrentaram dificuldades para se adaptar, principalmente pela barreira do idioma. Com o passar do tempo, porém, acabaram se encantando com a paixão da população pelo futebol e com a hospitalidade.

Em 2019, ele recebeu uma homenagem do Estado de São Paulo por sua luta contra a radiação: a Etec de Santo Amaro mudou de nome e passou a ser chamada de Etec Takashi Morita.

Compartilhe


Veja também