Óculos inteligentes aliam tecnologia e inclusão para melhorar a vida de pessoas com deficiência visual; vencedores serão anunciados em 2 de dezembro
Integrantes do grupo que desenvolveu o projeto: trabalho será avaliado considerando o potencial de transformação social | Foto: Divulgação
Um projeto desenvolvido por alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) Lauro Gomes, de São Bernardo do Campo, que une tecnologia e inclusão para melhorar a vida de pessoas com deficiência visual, está entre os dez finalistas do programa Solve for Tomorrow Brasil. O grupo é o único representante do Estado de São Paulo nesta fase final. Os vencedores serão conhecidos em dezembro.
A iniciativa global da Samsung, coordenada no Brasil pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), incentiva estudantes de escolas públicas de Ensino Médio a criarem soluções para problemas reais da sociedade, com base em ciência e tecnologia.
O destaque foi conquistado com o projeto Occhio, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) elaborado por alunos do 3º ano do curso de Desenvolvimento de Sistemas. A proposta consiste em um par de óculos inteligentes voltado para pessoas com deficiência visual. Equipado com câmeras e recursos de inteligência artificial, o dispositivo faz a análise em tempo real do ambiente ao redor do usuário, permitindo o reconhecimento de rostos, objetos e outras informações, transmitidas por áudio diretamente pelo equipamento.
“É motivador ver que nosso esforço pode realmente fazer a diferença na vida das pessoas”, afirma Daniel Veras, um dos integrantes do grupo. “As últimas semanas foram intensas por conta do desenvolvimento do projeto, mas saber que somos finalistas trouxe um sentimento de alívio e, claro, a satisfação de ver o projeto ganhar forma e vida”, destaca o estudante Matheus Rodrigues.
Ao todo, nove alunos integram o grupo responsável pelo desenvolvimento do projeto, todos com funções técnicas bem definidas. São eles: Arthur Augusto Cincerre (desenvolvedor web e designer); Daniel Veras Ferreira (modelador 3D e líder do banco de dados); Davi Isidoro Costa (líder de prototipagem e modelagem 3D); Gabriel da Silva Passos (coordenador do projeto e responsável por hardware); Gabriel Yoshi Kuboyama (desenvolvedor de aplicativo e infraestrutura); João Pedro Mattos Arroio (responsável pelo desenvolvimento de inteligência artificial); Manuela Jaques de Almeida (coordenadora social e de acessibilidade); Matheus Rodrigues Lara (responsável pela documentação e gestão); e Murilo Souza Girotti (gerente, coordenador-geral e administrador de banco de dados). O trabalho conta ainda com a coordenação das professoras Rosa Mitiko, Keila Diniz e Rosangela Panace.
Critérios de avaliação
Os projetos foram avaliados quanto ao alinhamento com a abordagem STEM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), relevância científica, viabilidade, investigação, colaboração, habilidades mobilizadas e criatividade. Na fase final, também serão considerados o potencial de transformação social e a aplicabilidade do protótipo.
Nas próximas semanas, os grupos finalistas receberão mentoria técnica online para aperfeiçoar os modelos e protótipos. Na etapa final, que ocorre de 19 a 28 de novembro, haverá votação popular para a escolha dos três projetos vencedores nacionais.
As equipes também farão uma apresentação na 6ª Mostra Solve for Tomorrow Brasil, para uma banca formada por especialistas em educação e em áreas ligadas à abordagem STEM. O resultado dos vencedores pelo júri popular e dos três projetos nacionais será divulgado em 2 de dezembro.
“O projeto tem um grande potencial, tanto do ponto de vista de sustentabilidade quanto no que se refere a atingir a população, em especial, os deficientes visuais. Esse projeto só reforça a importância da participação dos nossos alunos nessas competições, pois incentiva cada vez mais o desenvolvimento de iniciativas como essas”, conta a professora Rosangela Panace.
A professora Keila Diniz destaca também o aprendizado dos alunos durante a participação dessa iniciativa. “É possível perceber a evolução dos alunos ao longo desse período que tivemos de mentoria. E isso é muito importante, inclusive para que os alunos percebam o quanto é importante seguir as orientações dos professores durante os três anos do Ensino Médio. Esse conjunto de saberes, no final de tudo, resulta em um aprendizado incrível que podemos ver agora com o projeto Occhio e tantos outros projetos potenciais que temos na nossa escola”.
Reconhecimento nacional
Em junho, parte do grupo participou do Web Summit Rio 2025, um dos principais eventos de tecnologia e inovação do mundo. Os alunos tiveram a chance de conhecer de perto iniciativas da área e apresentar o projeto a estudantes e especialistas de diferentes regiões do Brasil.
Vestibulinho
Interessados em participar do Vestibulinho das Etecs para o primeiro semestre de 2026 podem fazer sua inscrição até dia 3 de novembro, exclusivamente pelo site vestibulinho.etec.sp.gov.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 29.
O processo seletivo das Etecs contará com vagas para ingresso nos Ensinos Médio, Médio integrado ao Técnico, AMS – modelo de Ensino que integra os Ensinos Médio, Técnico e Superior –, cursos Técnicos e Especializações Técnicas.