Filtro de Daltonismo

Etec Getúlio Vargas expõe acervo e lança primeiro catálogo de objetos

Criada como Escola Profissional Masculina, no início do século 20, e incorporada ao CPS, em 1982, unidade conta com precioso acervo de arte, objetos e móveis

29 de maio de 2025 11:59 am Etec, Eventos

Entre as peças, estão busto de Getúlio Vargas, de Laurindo Galante, além de Cristo feito por aluno desconhecido | Foto: Divulgação

Atualizado em 29/05/2025, às 17h26

Escolas contam histórias. No caso da Escola Técnica Estadual (Etec) Getúlio Vargas, da Capital, são muitas memórias a ser registradas e catalogadas. Por isso, a professora do Centro Paula Souza (CPS) Camila Polido Bais Hagio acaba de lançar o Volume 1 do Catálogo dos objetos do Centro de Memória da Etec Getúlio Vargas – Acervo Artístico (esculturas, quadros, pinturas e mobiliário).

Fundada em 1911 como Escola Profissional Masculina, a unidade passou por dois prédios no bairro do Brás antes de ser transferida para o atual endereço, em 1964. O nome Getúlio Vargas veio antes, em 1940, mas só nos anos 1970 as meninas receberam permissão para ingressar na instituição, incorporada ao CPS em 1982.

O período compreendido no catálogo – e no acervo – é extenso: vai de 1870 a 2023, com destaque para as décadas de 1930 a 1970. Camila já anuncia mais dois volumes, um deles sobre os equipamentos dos setores de administração e pedagógico. No terceiro volume serão agrupados objetos de caráter comemorativo. “Manter a memória viva reforça o sentimento de pertencimento entre alunos, ex-alunos, professores e funcionários, promovendo a valorização da instituição”, considera.

Trajetória expressiva

Professora do CPS desde 2005, Camila apresenta uma trajetória expressiva: é mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (FAU-USP), pós-graduada em aperfeiçoamento em Artes Visuais pela Unicamp e graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), de Bauru. Para o lançamento do catálogo, em que agradece a colaboração das docentes Maria Lucia Mendes de Carvalho e Julia Naomi Kanazawa, a professora montou uma exposição na unidade, onde estão peças de artistas consagrados ou produzidas por alunos, bem como itens de mobiliário centenários, entre outras raridades.

“O Centro de Memória nos permite conhecer a história da escola com objetos e documentos reais; serve de reflexão sobre a evolução da educação e testemunha a passagem de importantes personagens na trajetória da unidade, como evidenciam as peças de artistas renomados como Ferdinand Frick, Laurindo Galante e Edmundo Migliaccio, expostos na mostra”, avalia.

No catálogo, conhecemos também passagens curiosas. Conta-se, por exemplo, que a imagem de Cristo, presente na exposição, foi obra de um estudante não identificado. O que se sabe é que se tornou objeto de devoção entre pessoas que trabalhavam no local, vistas, com frequência, rezando diante da escultura.

A exposição pode ser visitada até às 20 horas de sexta-feira (13 de junho) e o catálogo pode ser acessado pela internet.

Serviço

Exposição de peças do acervo catalogadas
Local: Salão da Secretaria/APM da Etec Getúlio Vargas
Endereço: Rua Moreira e Costa, 243, Ipiranga, São Paulo
Data: Até 13 de junho
Horário: das 8 às 20 horas

Confira outras imagens do acervo:

Compartilhe


Veja também