A Escola Técnica Estadual (Etec) Paulo Guerreiro Franco, em Vera Cruz, na região administrativa de Marília, realiza nos dias 12 e 13 de agosto um evento para discutir alternativas de saneamento básico na zona rural. […]
Crédito: Yogendra Singh – Pixabay
A Escola Técnica Estadual (Etec) Paulo Guerreiro Franco, em Vera Cruz, na região administrativa de Marília, realiza nos dias 12 e 13 de agosto um evento para discutir alternativas de saneamento básico na zona rural. O simpósio Biodigestores e Tecnologias Sociais de Saneamento Básico Rural é promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que vai instalar um biodigestor na escola agrícola para transformar detritos em biogás e biofertilizante, em parceria com a Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT) e com a cooperativa-escola dos alunos da Etec.
Dividido em dois dias de palestras, o evento, realizado no salão nobre da Etec, vai receber estudantes e será aberto para a comunidade. Serão discutidos dados estatísticos de saneamento básico, parâmetros físico-químicos de qualidade de água e esgoto, reaproveitamento de detritos e suas aplicações na agricultura.
“Conversamos com o prefeito da cidade e com o sindicato rural sobre a importância desse conhecimento, já que o biodigestor pode ser aplicado mesmo em uma pequena propriedade”, conta a diretora da Etec, Sonia Maria Valsecchi Ribeiro de Souza.
O uso de fossa séptica e jardim filtrante também será explicado durante as palestras, ministradas pelo corpo técnico da Embrapa. Nos dois casos, é possível realizar o tratamento primário de esgoto em propriedades rurais. “Teremos capacidade para receber cerca de 200 pessoas, mas a ideia é abrir mais a nossa escola, também para outras unidades, como laboratório dessas alternativas”, acrescenta Sonia.
Além das atividades na Etec Paulo Guerreiro Franco, está programada uma visita técnica à Etec Orlando Quagliato, em Santa Cruz do Rio Pardo. A unidade já tem um biodigestor instalado e o equipamento será apresentado aos participantes.
As inscrições serão abertas no dia 12, às 7h30, no local do evento. Também é possível confirmar a presença com antecedência, pelos telefones (14) 3492-1373 e (14) 3492–1581.
Simpósio Biodigestores e Tecnologias Sociais de Saneamento Básico Rural
Data: 12 e 13 de agosto
Horário: 8 às 18 horas
Local: Salão Nobre da Etec – Estrada Ribeirão das Garças, km 03, em Vera Cruz