Atividade educativa estimula reflexão sobre segurança no trânsito, reforça importância do uso do cinto e incentiva atitudes mais conscientes entre os jovens do Ensino Médio
Simulador reproduz força gerada por colisão a baixa velocidade para conscientizar sobre uso do cinto de segurança l Foto: Wanderley Costa
A partir desta quarta-feira (28), a Escola Técnica Estadual (Etec) de Suzano, localizada na Região Metropolitana de São Paulo, será palco de uma ação educativa voltada à segurança no trânsito, como parte da campanha Maio Amarelo, promovida pela Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana. Voltadas aos alunos da terceira série do Ensino Médio, as atividades ocorrem até sexta (30), das 10 às 13h30.
A programação inclui uma conversa com os estudantes e uma experiência prática com um simulador de impacto. Desenvolvido pela própria pasta, o equipamento é capaz de reproduzir, de forma segura, a força gerada por uma colisão a aproximadamente oito quilômetros por hora, demonstrando o efeito do empuxo sobre os ocupantes de um veículo e a importância do uso correto do cinto de segurança.
Cidadãos conscientes
Para a coordenadora pedagógica da Etec de Suzano, Cláudia Louise Garzaro Nunes, a parceria entre escola e poder público é essencial para formar cidadãos mais conscientes. “Maio traz um lembrete importante: precisamos falar sobre segurança no trânsito. O mês é marcado pelo Maio Amarelo, um movimento organizado em todo o mundo e que tem um objetivo muito claro: salvar vidas”, afirma.
Em parceria com a Prefeitura de Suzano, a escola realizará um bate-papo com os alunos sobre dois temas urgentes: o uso do cinto de segurança e os recentes acidentes de trânsito no município. “Será um momento de troca, escuta e aprendizado. Queremos que os alunos compreendam que cuidar de si e dos outros é um ato de cidadania. Muitas vezes, a prevenção está nos detalhes”, acrescenta a educadora.