Ação fez parte do Julho Amarelo, promovido pela prefeitura, em parceria com Rotary Club e Câmara Municipal; iniciativa alcançou mais de 60% da comunidade escolar
Campanha segue norma reguladora que estabelece diretrizes para promoção da saúde em instituições de ensino l Foto: Divulgação
A Escola Técnica Estadual (Etec) Dr. Luiz César Couto, de Quatá, participou da Campanha de Conscientização e Testagem de Hepatite B e C, na segunda-feira (28/7). Foram realizados na unidade, um total de 226 testes, sendo 196 em alunos e 30 em funcionários, alcançando mais de 60% da comunidade escolar.
A ação fez parte da mobilização Julho Amarelo, realizada pela prefeitura local, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da Etec, do Rotary Club e da Câmara Municipal. “O envolvimento da escola contribui para a construção de um ambiente mais seguro e saudável para todos”, afirma o superintendente da unidade, Ronaldo Garcia Almeida.
Durante a ação na Etec, estiveram presentes membros do Rotary Club e o secretário municipal de Saúde, Márcio Camargo. “A educação é a principal ferramenta para conscientizar a população e incentivar mudanças nos hábitos e na qualidade de vida”, disse Márcio. Segundo o secretário, os testes são simples, seguros e com resultado entregue em poucos minutos, o que permite agilidade no início do acompanhamento médico.
Ações de prevenção continuarão ao longo do ano na Etec. Alunos e funcionários que não conseguiram realizar o teste receberão informações e serão orientados a procurar as unidades básicas de saúde para atendimento. A campanha está alinhada com as diretrizes da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que trata da promoção da saúde nos ambientes de trabalho e educacionais. A atualização da norma, com a inclusão do Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) e do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), reforça o papel das instituições na prevenção, identificação e controle de riscos à saúde de trabalhadores e estudantes.