Etec de Pirituba organiza coleta de lixo eletrônico até dia 24

Durante a campanha, a escola receberá computadores, celulares, baterias, fonte de energia, TVs, cabos e conectores, entre outros; descarte adequado evita problemas ao meio ambiente

22 de junho de 2023 11:07 am Ações, Etec

Esse é o quarto ano do projeto e a expectativa para essa edição é coletar 1,5 mil toneladas de lixo eletrônico. Foto: andreahuyoff/Pixabay

Segundo dados do relatório mais recente divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2019, o Brasil é o quinto país que mais produz lixo eletrônico no mundo, com cerca de dois milhões de toneladas desse tipo de material por ano. De acordo com o levantamento, apenas 3% de todo esse resíduo é reciclado.

Ao serem descartados de forma incorreta, os equipamentos eletrônicos prejudicam o meio ambiente, contaminando o solo e a água com metais pesados, prejudicando a fauna, flora e a vida humana.

Devido à gravidade do assunto, a Escola Técnica Estadual (Etec) Profª Drª Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara, da Capital, realiza pelo quarto ano a campanha para coleta de lixo eletrônico. Até o próximo sábado (24), a escola receberá os materiais descartados.

“Como escola, entendemos a importância do descarte correto do lixo eletrônico para toda a sociedade. Precisamos nos responsabilizar pelo lixo produzido e consumido, criando, assim, um ecossistema que não pense apenas no futuro, mas que olhe para o agora”, comenta Eliane Leite Alcântara Malteze, diretora da Etec de Pirituba.

O projeto, que também faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Ensino Médio integrado ao técnico de Segurança do Trabalho e curso técnico de Administração, conta com a organização dos alunos que, em campanha interna e externa, explicam a importância dessa ação e o prejuízo ambiental causado pelo descarte incorreto.

A campanha conta com o apoio da empresa Recicladora Urbana, que informa o destino de cada material coletado. “Em campanhas anteriores, coletamos cerca de mil toneladas de lixo eletrônico. A expectativa para esse ano é de atingir a marca de 1.500”, pontua.

O que pode ser coletado na campanha

Podem ser encaminhados à Etec: gabinetes de computadores, fontes de energia, estabilizadores, mouses e teclados, HD (interno e externo), processadores e coolers, placas de memória, placas-mães, drives (CD, DVD, disquetes), cabos e conectores, caixas de som e microfones, câmeras de vídeo, mouses, impressoras e monitores, notebooks e suas peças, celulares, aparelhos de TV e de rádio e outros.

Serviço:
Campanha para Coleta de Lixo Eletrônico – Etec Profª Drª Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara

Data: até o dia 24 de junho
Horário de entrega: das 9h às 19h – De segunda à sábado
Endereço: Rua Ambrosia do México, 180 – Pirituba – São Paulo

Compartilhe


Veja também