Etec de Monte Aprazível recebe profissionais de empresa americana

Visita técnica da Sensient Technologies foi motivada pelo projeto de plantio e beneficiamento de baunilha desenvolvido em parceria com a Fatec São José do Rio Preto

5 de julho de 2023 11:09 am Institucional

Professores responsáveis pela pesquisa e estudantes da escola técnica também participaram do evento l Foto: Divulgação

Uma comitiva de representantes da empresa Sensient Technologies esteve nesta semana na Escola Técnica Estadual (Etecs) Padre José Nunes Dias, localizada em Monte Aprazível. A visita técnica foi motivada pelo projeto de plantio de baunilha desenvolvido em parceria com a Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) São José do Rio Preto.

A empresa de origem norte-americana é fabricante e comerciante global de cores, sabores e fragrâncias para a indústria alimentícia, com sede em Milwaukee, Wisconsin, nos Estados Unidos. Participaram da visita à Etec profissionais de diversas unidades da multinacional, como Peru, Filipinas, EUA e Brasil.

Natural de países asiáticos, a baunilha, que brota de orquídeas dando aroma e sabor aos alimentos e bebidas, é uma especiaria rara no País, cultivada em baixa escala. O plantio inicial de 44 mudas na escola agrícola do Centro Paula Souza começou em novembro de 2019, pelos alunos dos cursos técnicos de Agropecuária e Meio Ambiente integrados ao Ensino Médio, junto com os estudantes do curso superior de tecnologia em Agronegócio. Coordenam o projeto os professores Antonio Donizetti, da Etec de Monte Aprazível, e Vitória Gottardi, da Fatec Rio Preto.

“A primeira colheita foi feita no início de junho”, informa o professor da Etec, Jarbas Costa Júnior. “Para ser beneficiada e ficar pronta para comercialização, a baunilha passa por um processo de secagem. Essa próxima etapa dará continuidade às pesquisas conduzidas pelos professores e estudantes.”

Além dos profissionais da Sensient Technologies, participaram da visita técnica os professores responsáveis pela pesquisa e estudantes dos cursos técnicos de Administração e Agropecuária integrado ao Ensino Médio.

“O experimento de baunilha desenvolvido em parceria com a Fatec tem despertado interesse no meio acadêmico e industrial, devido à sua inovação e potencial impacto na indústria de alimentos e bebidas. Isso fortalece o reconhecimento da Etec Padre José Nunes Dias como um centro de excelência em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias”, finaliza Jarbas.