Alunos desenvolveram projeto para criação de lei exigindo ensino de matéria sobre desigualdades sociais em todas as escolas, da Educação Infantil ao Ensino Médio
Estudantes da Etec Antônio Devisate destacam-se em evento promovido por universidade local | Foto: Divulgação Unimar
A primeira edição do Professional Insight Day consagrou como campeã a equipe da Escola Técnica Estadual (Etec) Antônio Devisate, de Marília, composta pelos estudantes Ana Beatriz Dutra, Maria Júlia Oliveira, Lívia Luz Lemes, Vitor Hugo Fernandes, João Felipe Cruz e Leandro Amaral. Os jovens do Ensino Médio integrado ao Técnico em Desenvolvimento de Sistemas e em Administração apresentaram o trabalho DI – Desenvolvimento Igualitário nas escolas de Marília: A boa educação torna-se a raiz de todas as soluções. A proposta defende a criação de uma lei que exige o ensino de matéria sobre desigualdades sociais em todas as escolas, da Educação Infantil ao Ensino Médio.
“Acredito que o desenvolvimento deste componente é crucial para abordar a desigualdade nas escolas, considerando as experiências que nossos alunos vivenciaram antes de ingressarem na Etec. Essa troca de perspectivas permite criar um ambiente onde a inclusão e a igualdade possam ser discutidas e trabalhadas com base nas diferentes realidades”, comentou o coordenador da base técnica do Ensino Médio integrado ao Técnico em Informática para Internet e Desenvolvimento de Sistemas, Arnaldo Martins Hidalgo Junior.
O segundo lugar foi conquistado por outro grupo da mesma unidade, composto pelos alunos Maria Eduarda Santos, Eloísa Azevedo, Amanda Silva, Anna Galvão e Manuela Oliveira, com o projeto EcoBloco: Construindo um futuro sustentável bloco por bloco. Em terceiro, ficou uma equipe do Colégio Objetivo de Marília.
Cidade melhor
O Professional Insight Day é um evento promovido pelos cursos superiores em Administração, Ciências Contábeis, Direito, Psicologia e Publicidade da Universidade de Marília (Unimar). O mote inspirador foram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), agenda mundial adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU). O tema específico para o desafio foi Tornar Marília uma cidade melhor.
Os projetos exploraram pensamento estratégico, gamificação, trabalho em equipe e comunicação eficiente em busca de soluções para os problemas cotidianos da cidade. Os prêmios incluíram bolsas de estudos de 50%, 30% e 20%, além de assistentes virtuais para os alunos.
“Eventos dessa natureza são fundamentais para o desenvolvimento das habilidades interdisciplinares e das competências socioemocionais dos jovens. O excelente desempenho da nossa unidade é resultado da competência dos professores, da dedicação dos estudantes e da parceria com a universidade”, comentou o diretor da Etec de Marília, Benedito Goffredo.