Filtro de Daltonismo

Etec de Marília vence primeira edição do ‘Professional Insight Day’

Alunos desenvolveram projeto para criação de lei exigindo ensino de matéria sobre desigualdades sociais em todas as escolas, da Educação Infantil ao Ensino Médio

16 de setembro de 2024 9:52 am Etec, Parcerias, Premiação

Estudantes da Etec Antônio Devisate destacam-se em evento promovido por universidade local | Foto: Divulgação Unimar

A primeira edição do Professional Insight Day consagrou como campeã a equipe da Escola Técnica Estadual (Etec) Antônio Devisate, de Marília, composta pelos estudantes Ana Beatriz Dutra, Maria Júlia Oliveira, Lívia Luz Lemes, Vitor Hugo Fernandes, João Felipe Cruz e Leandro Amaral. Os jovens do Ensino Médio integrado ao Técnico em Desenvolvimento de Sistemas e em Administração apresentaram o trabalho DI – Desenvolvimento Igualitário nas escolas de Marília: A boa educação torna-se a raiz de todas as soluções. A proposta defende a criação de uma lei que exige o ensino de matéria sobre desigualdades sociais em todas as escolas, da Educação Infantil ao Ensino Médio.

“Acredito que o desenvolvimento deste componente é crucial para abordar a desigualdade nas escolas, considerando as experiências que nossos alunos vivenciaram antes de ingressarem na Etec. Essa troca de perspectivas permite criar um ambiente onde a inclusão e a igualdade possam ser discutidas e trabalhadas com base nas diferentes realidades”, comentou o coordenador da base técnica do Ensino Médio integrado ao Técnico em Informática para Internet e Desenvolvimento de Sistemas, Arnaldo Martins Hidalgo Junior.

O segundo lugar foi conquistado por outro grupo da mesma unidade, composto pelos alunos Maria Eduarda Santos, Eloísa Azevedo, Amanda Silva, Anna Galvão e Manuela Oliveira, com o projeto EcoBloco: Construindo um futuro sustentável bloco por bloco. Em terceiro, ficou uma equipe do Colégio Objetivo de Marília.

Cidade melhor

O Professional Insight Day é um evento promovido pelos cursos superiores em Administração, Ciências Contábeis, Direito, Psicologia e Publicidade da Universidade de Marília (Unimar). O mote inspirador foram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), agenda mundial adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU). O tema específico para o desafio foi Tornar Marília uma cidade melhor.

Os projetos exploraram pensamento estratégico, gamificação, trabalho em equipe e comunicação eficiente em busca de soluções para os problemas cotidianos da cidade. Os prêmios incluíram bolsas de estudos de 50%, 30% e 20%, além de assistentes virtuais para os alunos.

“Eventos dessa natureza são fundamentais para o desenvolvimento das habilidades interdisciplinares e das competências socioemocionais dos jovens. O excelente desempenho da nossa unidade é resultado da competência dos professores, da dedicação dos estudantes e da parceria com a universidade”, comentou o diretor da Etec de Marília, Benedito Goffredo.

Compartilhe


Veja também