Filtro de Daltonismo

Etec de Limeira recebe delegação dos EUA em intercâmbio educacional

Iniciativa integra projeto colaborativo ‘English Immersion Morning’, que promove vivência real com nativos da língua inglesa e reforça formação cultural dos estudantes

1 de julho de 2025 7:01 am Ações, Etec, Internacional, Parcerias

Parceria com ‘Nashville Eagles Academy’ fortalece prática oral do inglês entre alunos da Etec Trajano Camargo l Foto: Divulgação

A Escola Técnica Estadual (Etec) Trajano Camargo, de Limeira, sediou mais uma edição do English Immersion Morning, projeto que alia o ensino de língua inglesa à troca cultural com visitantes estrangeiros. Na última quinta-feira (26 de junho), a unidade recebeu a delegação da Nashville Eagles Academy, dos Estados Unidos, como parte de uma parceria internacional em vigor há 14 anos.

Idealizada e conduzida pela professora Daniela Brugnaro Massari Sanches, a iniciativa integra o plano pedagógico da unidade desde 2010 e tem como público-alvo os estudantes do Ensino Médio Integrado ao Técnico do período da manhã. A proposta vai além da sala de aula e busca criar um ambiente real de prática do idioma por meio da convivência com falantes nativos.

Durante o encontro deste ano, os técnicos Thomas Gerlach e Nate Clapp, representantes da Nashville Eagles Academy e também do grupo Missionários Atletas Internacionais, participaram de diferentes atividades com alunos e professores. A programação incluiu rodas de conversa em inglês, dinâmicas de grupo, bate-papos nas salas de aula e um amistoso de futebol, promovido na quadra da escola, entre os alunos da Etec e os visitantes americanos.

Modelo participativo

Segundo Daniela, o projeto nasceu de uma percepção prática: “No início, os visitantes vinham apenas para uma palestra no auditório. Mas encontramos ali uma oportunidade de transformar essa presença em uma experiência rica, tanto linguística quanto cultural. Desde então, evoluímos para um modelo de imersão mais participativo, que envolve todas as turmas e estimula o uso do inglês em situações reais.”

De acordo com a professora, os intercâmbios geram impactos positivos no engajamento e no rendimento dos alunos nas aulas. Aqueles que demonstram maior domínio do idioma, por exemplo, podem se candidatar como intérpretes de sua turma durante as visitas, o que motiva os demais colegas e repercute nas avaliações internas da escola, bem como em comparativos entre unidades do Centro Paula Souza (CPS).

Além da prática do idioma, o intercâmbio abriu espaço para reflexões sobre temas como educação, espiritualidade e desafios da mobilidade internacional. Os visitantes apresentaram as principais diferenças entre os sistemas educacionais dos dois países, destacando a formação técnica do modelo brasileiro como um diferencial competitivo no mercado de trabalho.

Compartilhe


Veja também