Feira científica acontece no dia 22 de agosto e reunirá propostas inovadoras de estudantes do Fundamental II, Ensino Médio e Técnico das redes pública e privada
Vitrine de talentos, a ‘Expotec’ promove integração entre escola e comunidade por meio de projetos acadêmicos inovadores l Foto: Divulgação
A Escola Técnica Estadual (Etec) Deputado Salim Sedeh, de Leme, divulgou a relação dos projetos selecionados para a 11ª edição da Exposição Científica e Tecnológica (Expotec). O evento será realizado dia 22 de agosto, das 8h30 às 14h30, no Ginásio de Esportes Mostardão, em Leme. A feira reunirá estudantes dos oitavos e nonos anos do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e do Ensino Técnico, das redes pública e privada, visando promover o protagonismo jovem por meio de iniciativas voltadas à ciência, tecnologia, inovação, empreendedorismo e sustentabilidade.
Entre os trabalhos selecionados para serem expostos, há propostas voltadas a diferentes áreas do conhecimento e demandas da sociedade. Os temas incluem experimentos científicos, como a análise de microplásticos no mel, estudos sobre ação antibacteriana de plantas, biodigestores e energias renováveis, soluções tecnológicas aplicadas, como aplicativos educacionais, plataformas de gestão hospitalar, sistemas inteligentes para estacionamentos e dispositivos de automação rural.
Há, também, iniciativas voltadas à inclusão social e educacional, como projetos sobre educação antirracista, acessibilidade e desenvolvimento de jogos pedagógicos contra o bullying, além de trabalhos que exploram a integração entre ciência e arte, literatura, design, sustentabilidade e bem-estar animal.
Profissionais convidados avaliaram os trabalhos
Os trabalhos passaram por avaliação de uma comissão formada por profissionais convidados, que analisaram aspectos como interdisciplinaridade, criatividade, uso de metodologia científica, clareza na apresentação e resultados obtidos. Os projetos foram realizados individualmente ou em grupos de até três estudantes, sempre com a orientação de um professor e, opcionalmente, um coorientador.
Além de certificados, medalhas e premiações em dinheiro, a Expotec contará com categorias especiais que buscam valorizar diferentes enfoques e perfis dos participantes. Serão entregues os prêmios Z47 Pratas – Meninas Fazendo Ciência; Rotary Club, para projetos com impacto social, educacional ou ambiental; Voto Popular, escolhido pelos visitantes; Prêmio Girassol, destinado a projetos de estudantes atípicos ou com deficiência; Prêmio Escola Amiga, para instituições visitantes que se destacarem; e o Prêmio Acil, oferecido pela Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Leme, em reconhecimento à inovação e tecnologia.
Integração entre escola e comunidade
Segundo o professor Alexandre Marchi, um dos organizadores da Expotec, o evento vai muito além de uma mostra de projetos. “É uma vitrine do talento, da criatividade e do compromisso dos nossos estudantes e professores com a inovação e o conhecimento aplicado. Estimula os alunos a desenvolverem soluções para problemas reais por meio de abordagens práticas e interdisciplinares”, destaca.
Ele também ressalta que a iniciativa representa uma oportunidade de integração entre a escola e a comunidade de Leme e região, reunindo empresas, universidades, ex-alunos e outras instituições de ensino em um ambiente colaborativo e inspirador.
Serviço
11ª Exposição Científica e Tecnológica (Expotec) da Etec de Leme
Data: 22 de agosto
Horário: 8h30 às 14h30
Local: Ginásio de Esportes Mostardão
Endereço: R. Manoel Sardinha, S/N – Vila Joest – Leme – SP