skip to Main Content

Etec de Leme cria urna eletrônica para eleições de grêmios estudantis

Etec De Leme Cria Urna Eletrônica  Para Eleições De Grêmios Estudantis
Crédito: Divulgação | Alunos da Etec de Leme participam de votação usando a urna eletrônica

O que programação de computadores tem a ver com ética e cidadania? Na Escola Técnica Estadual (Etec) Deputado Salim Sedeh, de Leme, tudo. Desde 2011, um projeto de Informática une o que, à primeira vista, parece não ter relação alguma na criação de uma urna eletrônica que é usada nas eleições de grêmios estudantis da unidade e de outras escolas do município.

A ideia foi do coordenador do curso técnico de Informática, Davi Quierelli, que desenvolveu o trabalho assim que chegou à escola. Todos os anos ele apresenta a proposta aos estudantes de 2º e 3º módulos para que eles preparem a urna. “”Nós trabalhamos conceitos de programação e de banco de dados”, esclarece o professor. “Mas o aluno também precisa compreender o processo eleitoral, que exige muita seriedade, não pode haver falhas durante a votação.” Quierelli acrescenta que trabalha ética e cidadania ao promover toda essa discussão em sala de aula.

O docente explica que, com o sistema pronto, o grupo de alunos e o professor vão até a escola que terá as eleições e fazem a instalação. Eles precisam apenas saber os nomes das chapas que concorrem. “Nós damos treinamento para quem vai operar a urna”, explica. “Ela faz até aquele barulhinho da urna usada nas eleições oficiais do Brasil.” Concluída a votação, é possível extrair um relatório com o resultado.

De acordo com Quiarelli, a urna é um sucesso. Todos os anos, entre seis e sete escolas solicitam os serviços dos alunos da Etec. A própria unidade utiliza o sistema para que seus estudantes deem os primeiros passos no exercício da cidadania.

Notícias

Fatec São Caetano tem maratona de desenvolvimento de games
Etec de Guaianazes domina pódio da Maratona de Programação
Começa matrícula dos convocados no Vestibular das Fatecs
Matrícula da primeira lista do Vestibulinho continua hoje
Fatecs divulgam lista de classificação geral do Vestibular

Siga o CPS

CPS – Administração Central

Rua dos Andradas, 140 - Santa Ifigênia
CEP 01208-000 – São Paulo – SP
+55 11 3324-3300

Centro Paula Souza. Desenvolvido por AssCom/WEB. Todos os direitos reservados

Back To Top