Etec de Itatiba recebe o Prêmio Construindo a Nação

A Escola Técnica Estadual (Etec) Rosa Perrone Scavone, de Itatiba, recebeu nesta segunda-feira, dia 15, o Prêmio Construindo a Nação, na categoria Ensino Técnico. O evento aconteceu na Pinacoteca do Estado de São Paulo, na […]

15 de dezembro de 2014 12:40 pm Institucional

Crédito: Divulgação | A ex-estudante da Etec de Itatiba, Marcela de Lima, e o diretor da unidade, Anderson Wilker Sanfins, no centro, recebem o Prêmio Construindo a Nação

A Escola Técnica Estadual (Etec) Rosa Perrone Scavone, de Itatiba, recebeu nesta segunda-feira, dia 15, o Prêmio Construindo a Nação, na categoria Ensino Técnico. O evento aconteceu na Pinacoteca do Estado de São Paulo, na Capital. É o quinto ano consecutivo que a Etec conquista o primeiro lugar na competição. O diretor da unidade, Anderson Wilker Sanfins, e a ex-estudante Marcela Manuela Mello de Lima receberam a premiação. As Etecs de Ferraz de Vasconcelos e de Lins, que também concorreram ao prêmio, receberam certificados de participação.

Promovido pelo Instituto da Cidadania Brasil, Fundação Volkswagen, Sebrae-SP e outros parceiros, o prêmio visa estimular, reconhecer e difundir ações realizadas por escolas e seus alunos na melhoria ou resolução de problemas nas comunidades.

Durante a cerimônia, o professor Márcio Tadeu da Silva, também da Etec de Itatiba, ganhou da Fundação Cásper Líbero uma bolsa de estudos para realizar a pós-graduação na faculdade.

Projeto premiado

Foi com o projeto “Smart Brailler e Colete Sinalizador: Mecanismos de Autonomia para o Deficiente Visual”, que a Etec Rosa Perrone Scavone conquistou o primeiro lugar em sua categoria. Os dois equipamentos buscam conceder autonomia a deficientes visuais e foram desenvolvidos com o intuito de auxiliar um estudante da própria unidade.

O Smart Brailler é uma impressora adaptada que permite ao usuário traduzir arquivos de diferentes línguas e extensões e imprimir em formato braile. O dispositivo minimiza as dificuldades vivenciadas pelo deficiente e facilita sua inserção no meio escolar e profissional. Já o Colete Sinalizador possibilita ao deficiente perceber objetos ou pessoas próximas a ele por meio de vibrações que o equipamento emite.

A Etec de Ferraz de Vasconcelos apresentou o projeto “Organização LOAC”, que envolve ações variadas a fim de promover e incentivar o consumo e o desenvolvimento racional, reaproveitando, reinventando e pesquisando métodos e materiais sustentáveis, para promover a educação ambiental.

A Etec de Lins concorreu com o trabalho “Curso de Informática para Agentes Comunitários da Prefeitura de Lins”. O projeto consistiu em capacitar 22 agentes durante o 2º semestre de 2014, com aulas dadas pelos estudantes da unidade. Os agentes aprenderam a usar editores de texto, tabular dados e publicar o material na internet.