Etec de Itatiba ganha prêmio de cidadania

A Etec Rosa Perrone Scavone, de Itatiba, conquistou o primeiro lugar no Prêmio Construindo a Nação 2010, na categoria Ensino Médio, com o Projeto Acessibilidade Sobre Rodas. O resultado do prêmio, organizado pelo Instituto Brasileiro […]

2 de dezembro de 2010 1:11 pm Etec

A Etec Rosa Perrone Scavone, de Itatiba, conquistou o primeiro lugar no Prêmio Construindo a Nação 2010, na categoria Ensino Médio, com o Projeto Acessibilidade Sobre Rodas. O resultado do prêmio, organizado pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Cidadania e a Fundação Volkswagen, foi anunciado na quarta-feira, dia 1º de dezembro, e a premiação será em março de 2011. Os alunos receberão placas e troféus, enquanto ao coordenador do projeto será oferecida bolsa de estudos para pós-graduação.

O projeto vencedor teve origem em um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Participaram 80 alunos dos cursos técnicos de Projetos de Mecânica e Eletromecânica, que desenvolveram uma cadeira de rodas para portadores de paralisia cerebral, com sistema de amortecedores, freios e elevação; e outra cadeira com cilindro de oxigênio acoplado.

“A ideia para a confecção da cadeira de rodas para portadores de paralisia cerebral surgiu a partir da observação de um caso real, das necessidades de uma criança com deficiência”, diz Anderson Wilker Sanfins, diretor da Etec de Itatiba. “A outra cadeira foi criada após uma visita dos alunos de eletromecânica a um asilo. Eles notaram a dificuldade dos idosos em transportar o cilindro de oxigênio, causando limitação de mobilidade e de integração social”. Para atender esta demanda, os alunos criaram a cadeira adaptada para portar o cilindro de oxigênio.

Compartilhe


Veja também