Etec de Itapetininga doa alimentos de horta solidária

Projeto do curso de Agropecuária supre parte da demanda por alimentos da instituição de saúde; iniciativa estimula a prática do voluntariado, ao mesmo tempo em que reforça aprendizados da sala de aula

27 de agosto de 2021 8:37 am Etec

Estudantes do curso de Agropecuária participam de plantio e doam a produção a instituição de saúde | Foto: Divulgação

As refeições do Hospital Dr. Léo Orsi Bernardes (HLOB) de Itapetininga estão mais coloridas e variadas. O reforço nutricional é resultado da colaboração voluntária da Escola Técnica Estadual (Etec) Prof. Edson Galvão, que está doando cestas com hortaliças frescas produzidas na escola. O cultivo é desenvolvido pelos estudantes do Ensino Técnico Integrado ao Médio (Etim) de Agropecuária que aproveitam a oportunidade de uma ação solidária para colocar em prática os conhecimentos adquiridos nas aulas.

O diretor da escola, Renato Walter, ressalta o engajamento dos alunos neste projeto pedagógico que proporciona aprendizado técnico e de cidadania. “O plantio é feito na disciplina de nutrição vegetal, na qual os alunos aprendem sobre as formas de cultivo orgânico e convencional”, explica. Outras habilidades proporcionadas por essa prática são os cuidados com o solo, como aragem, adubação, semeadura, irrigação, controle de pragas e colheita.

O estudante do sexto semestre Nicolas de Almeida ressalta como essa experiência facilitou seu aprendizado. “Além do conhecimento técnico, o projeto me ensinou muito sobre como é importante ajudar o próximo”, avalia.

Horta 100% natural

Segundo a professora de nutrição vegetal, Cristiane Sakashita, o cultivo na horta e estufa é totalmente natural. As mudas foram doadas e se desenvolvem sem nenhum aditivo químico. “O adubo usado no plantio é feito no biodigestor com esterco de vaca e de galinhas, além do aproveitamento também das sobras de ração dos animais criados na escola”, explica a educadora.

A primeira colheita produziu cerca de 500 pés de alface crespa, americana, roxa e lisa, além de salsinha, cebolinha, almeirão, rúcula, couve e tomate cereja. Segundo Walter, a equipe de nutrição do HLOB ficou entusiasmada com a doação da Etec que, além de mais variedade ao cardápio, garante também uma certa economia ao caixa da instituição. “Com a doação de hortaliças pela Etec, o hospital ganha uma sobra de recursos que podem ser usados na compra de alimentos que não estavam na dieta dos pacientes”, afirma.

As seis turmas do curso de Agropecuária estão envolvidas no projeto, que demanda atenção o ano inteiro. Além dos cuidados durante o período regular de aulas, a plantação demanda dedicação dos alunos que moram nos alojamentos da escola e podem irrigar e monitorar as estufas e hortas.

Os estudantes estão animados para a próxima colheita, que trará novidades para as cestas doadas ao HLOB. Afinal, a primavera se aproxima deixando a terra mais generosa e os canteiros, mais viçosos e coloridos.