Escola Técnica Estadual Profª Helcy Moreira Martins Aguiar celebra aniversário com atividades culturais, túnel do tempo, exposições, homenagens e ações educativas
Sede da Etec Helcy Moreira Martins Aguiar, fundada em 1970, símbolo do compromisso com a formação profissional l Foto: Divulgação
A Escola Técnica Estadual (Etec) Profª Helcy Moreira Martins Aguiar, de Cafelândia, inicia nesta segunda-feira (16) uma programação especial em comemoração aos seus 55 anos de atividades. A unidade celebra mais de meio século de dedicação ao ensino público de qualidade e ao impacto positivo na vida de milhares de estudantes.
A escola vai abrir as portas para apresentações culturais, exposições, homenagens e atividades interativas, resgatando a memória e valorizando os avanços conquistados ao longo de sua história. A solenidade de abertura começa às 8 horas com a participação da banda do 37º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec), de Lins, seguida por um intervalo musical com o cantor Wesley Correia, além do tradicional momento dos parabéns, celebrando junto à comunidade escolar os 55 anos da Etec.
Roteiro de atividades
Na terça-feira (17), a partir das 10 horas, será realizada uma mesa redonda com o tema Conhecendo a história da nossa escola, reunindo convidados especiais que marcaram a trajetória da Etec. Em seguida, será inaugurado o Túnel do Tempo, uma exposição do Centro de Memória da unidade, que convida os visitantes a reviver momentos significativos da história escolar.
Na quarta-feira (18), será aberta a inscrição para dois concursos artísticos voltados aos alunos: o Concurso de Poesia e Desenho, com o tema A nossa escola pelos olhos da arte, e o Concurso de Fotografia, com o tema Minha escola, meu lugar. As inscrições ocorrem na biblioteca da Etec. A exposição dos trabalhos está programada para o dia 26.
Encerrando o ciclo de eventos comemorativos, na terça-feira (24), os alunos do Ensino Médio participarão de uma ação de plantio de árvores no ambiente escolar. O objetivo da atividade é promover a educação ambiental e simbolizar o crescimento contínuo da unidade de ensino.
Futuro de oportunidades
Fundada em 1970 e integrada ao Centro Paula Souza (CPS), em 1994, a Etec de Cafelândia é referência no Ensino Técnico, mantendo firme o propósito de transformar realidades por meio da educação pública.
“Celebrar os 55 anos da nossa Etec é reconhecer a força de uma história construída por muitas mãos. São décadas de dedicação à educação pública de qualidade, à formação de cidadãos comprometidos e à valorização dos nossos estudantes e profissionais”, afirma a diretora da unidade, Suellen Vinicius Maia dos Santos. “É uma honra fazer parte desta trajetória e seguir contribuindo para um futuro de mais oportunidades e transformação”, completa.