Etec de Cabrália promove simpósio para debater desastres naturais

A Escola Técnica Estadual (Etec) Astor de Mattos Carvalho, em Cabrália Paulista, região de Bauru, promove, em 19 de agosto, um simpósio para discutir a importância da educação para a redução de impactos de desastres […]

30 de julho de 2015 12:10 pm Institucional

Um dos objetivos do evento é democratizar o acesso às informações sobre desastres naturais, como as enchentes – Foto: David Mark

A Escola Técnica Estadual (Etec) Astor de Mattos Carvalho, em Cabrália Paulista, região de Bauru, promove, em 19 de agosto, um simpósio para discutir a importância da educação para a redução de impactos de desastres naturais. O evento “Redução do Risco de Desastres e a Resiliência no Meio Rural” segue as diretrizes estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em Conferência no Japão, realizada em março, que estipulou metas globais até 2030 para minimizar as consequências de eventos climáticos a partir da conscientização.

Com palestras destinadas ao público leigo, o simpósio também contempla profissionais atuantes em setores de defesa civil, políticos e a comunidade científica. “O objetivo desse evento é democratizar o acesso a essa discussão. A própria ONU está levando o tema para fora do eixo dos centros urbanos”, explica o coordenador técnico do Centro Integrado de Alerta de Desastres Naturais (Ciaden) da Etec de Cabrália e docente da Fatec de Lins, Lourenço Magnoni Junior. 

Realizada pelo Ciaden, a iniciativa tem parceria com diversos institutos ligados a assuntos climáticos, como o Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e contará com o apoio do Centro de Excelência para a Redução do Risco de Desastres da ONU. A Fatec de Lins e o Centro Paula Souza também participam do evento.

Mudanças climáticas

“Temos acompanhado as mudanças climáticas no país nos últimos anos, como a seca em São Paulo. É preciso preparar a sociedade para encarar tragédias naturais e treinar o pensamento para lidar com situações adversas e mesmo evitar a morte de pessoas”, completa Magnoni Junior.

As atividades terão início às 8h30, no auditório da Etec, e contarão com mesas-redondas até as 18h. Entre os participantes das discussões estão o ministro e coordenador-geral de Ações Internacionais de Combate à Fome do Ministério das Relações Exteriores, Milton Rondó Filho, o secretário Nacional de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Eronildo Braga Bezerra, o diretor do Centro de Excelência para a Redução do Risco de Desastres da ONU no Brasil, David Stevens, e o diretor da Agência de Inovação Inova Paula Souza, Oswaldo Massambani, além de especialistas, pesquisadores e docentes de todo o País.

No dia do evento, painéis com trabalhos acadêmicos sobre o tema ficarão expostos. Podem participar estudantes dos Ensinos Médio, Técnico e Superior e membros da Defesa Civil. Os textos relacionados aos projetos serão publicados na revista YVY, do Ciaden em parceria com o Inpe e a Inova Paula Souza.

Os interessados devem confirmar presença até 17 de agosto pelos e-mails ciaden@etecabralia.com.br e lourenco.junior@fatec.sp.gov.br

Outras informações pela internet e pelo telefone (14) 3285-1210, ramal 211

SERVIÇO:

Simpósio “Redução do Risco de Desastres e a Resiliência no Meio Rural”
Data:  19 de agosto
Horário:  8h30 às 18 horas
Local: Etec Astor de Mattos Carvalho
Rodovia Lourenço Lozano – Km 4 –
Bairro Restinga – Cabrália Paulista/SP

Compartilhe


Veja também