Etec de Cabrália Paulista inaugura centro de alerta a desastres naturais

Nesta quarta-feira, 9, às 10 horas, será inaugurado no anfiteatro da Escola Técnica Estadual (Etec) Astor de Mattos Carvalho, em Cabrália Paulista, o Centro Integrado de Alerta de Desastres Naturais (Ciaden). O centro de monitoramento […]

8 de dezembro de 2009 2:34 pm Etec, Fatec

Nesta quarta-feira, 9, às 10 horas, será inaugurado no anfiteatro da Escola Técnica Estadual (Etec) Astor de Mattos Carvalho, em Cabrália Paulista, o Centro Integrado de Alerta de Desastres Naturais (Ciaden). O centro de monitoramento a intempéries resulta de parceria entre o Centro Paula Souza, autarquia do Governo do Estado de São Paulo responsável pelas Etecs e Fatecs, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) de São José dos Campos (SP) e a Prefeitura Municipal de Cabrália Paulista, com apoio da Casa Militar do Governo do Estado de São Paulo.

O projeto está vinculado ao Sistema de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Sismaden), desenvolvido pelo INPE. Batizado com o nome do educador bauruense Prof. Dr. José Misael Ferreira do Vale, o Ciaden está sob a coordenação dos cientistas Eymar Sampaio Lopes e Laércio Namikawa e supervisão de Carlos Afonso Nobre (INPE/IPCC-ONU).

O Ciaden permitirá realizar o monitoramento e antecipar o alerta sobre intempéries, em tempo real, na região de Bauru. Com a instalação do centro, ciência e tecnologia de ponta vão beneficiar as populações urbana e rural ao estabelecer os vínculos entre os dados climáticos locais e as informações nacionais e mundiais.

A Defesa Civil de Cabrália Paulista é a primeira do Brasil a utilizar o Sismaden. A partir de um banco de dados criado por esse sistema, é possível alertar a Defesa Civil de cada município da região para evitar ou minimizar tragédias causadas por furacões, granizo, enchentes, deslizamentos de terra ou fogo devido à seca. Um software possibilita projetar se uma determinada quantidade de chuva provocará enchente ou se a falta dela possibilitará incêndios. Detectada a proximidade de desastre natural, o sistema gera um alerta com até 48 horas de antecedência, transmitido por celular e e-mail. Essa agilidade permite diminuir o impacto dos acidentes.

Ganham com a iniciativa os alunos e professores da Etec, pesquisadores das mudanças climáticas, a população regional e o conhecimento técnico-científico. A iniciativa é pioneira, pois, a Etec de Cabrália Paulista será a primeira instituição de educação de nível médio do país a participar de um projeto de estudo sobre o aquecimento global vinculado à plataforma de estudo do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da Organização das Nações Unidas (ONU).

No aspecto pedagógico, o Ciaden será uma ferramenta essencial para o ensino de geociências para os alunos, tanto do Ensino Médio quanto do Técnico, e proporcionará estrutura de pesquisa e atualização profissional nas áreas de geoprocessamento, de meteorologia e de meio ambiente. Será também uma unidade de formação de técnicas preventivas para integrantes da defesa civil dos municípios e um centro de referência e orientação climática para as atividades agropecuárias de toda a região central do Estado de São Paulo.