Iniciativa resulta da parceria da Escola Técnica com a Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência; objetivo é ensinar o uso de ferramentas que facilitam o acesso à rede de computadores
Alunos da edição anterior demonstraram interesse pela inclusão digital durante as aulas na Etec | Foto: Divulgação
A terceira edição do curso de Informática para deficientes visuais começa nesta sexta-feira, 2. Iniciativa da Etec Fausto Mazzola, de Avaré, em parceria com a Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência (SDPD) do município. A prefeitura fez a seleção dos candidatos.
Aberto à comunidade, o curso é gratuito com aulas uma vez por semana, ministradas pelo professor da Etec João Neto. “A proposta é ensinar alunos com perda total ou parcial da visão a utilizar ferramentas que facilitem a acessibilidade à internet.”
Durante as aulas, o aluno aprende a receber e enviar e-mails, criar textos e planilhas, além de interagir pelas redes sociais e fazer pesquisas na internet. Para facilitar a inclusão digital dos deficientes visuais, há o auxílio de programas como Dosvox, sistema de síntese de voz, e NVDA, plataforma para leitura de tela.
De acordo com João Neto, as edições anteriores tiveram de 6 a 12 alunos. Para saber mais sobre o projeto, os critérios de seleção da prefeitura e outras informações, entre em contato com a SDPD pelo número (14) 3732-8844 ou pelo e-mail smdpd@avare.sp.gov.br.