Estande da unidade no evento, que ocorre neste sábado (22), vai apresentar produção de sementes de adubos verdes, feijões, milhos e mudas de batata doce, entre outras
Sementes crioulas são aquelas que não sofreram modificações genéticas por meio de técnicas como a transgenia l Foto: Jcomp-Freepik
Sementes livres de modificações genéticas, que guardam a ancestralidade dos cultivos locais. É disso que tratará a quinta edição da Feira de Sementes Crioulas de Andradina e Região. Referência no assunto, a Escola Técnica Estadual (Etec) Sebastiana Augusta de Moraes, localizada no município, é uma das organizadoras do evento, que ocorre neste sábado (22), na Praça Moura Andrade.
Gratuito e aberto ao público, o encontro de produtores de sementes crioulas é fundamental para o intercâmbio dessa produção e, consequentemente, sua disseminação e adaptação por todo o País. A feira também abre espaço para apresentações culturais e a comercialização de produtos artesanais, além da troca de mudas de árvores, ervas medicinais e plantas alimentícias não convencionais, conhecidas como pancs.
“Mantemos um banco de sementes crioulas na Etec que é o coração do projeto desse tipo de cultura na região de Andradina”, explica o professor da unidade e um dos responsáveis pelo evento, Leandro Barradas Pereira. “No nosso estande vamos apresentar nossa produção de sementes de adubos verdes, feijões, milhos e mudas de batata doce.”
Além dos estudantes da própria Etec de Andradina, a feira contará com a presença de alunos das classes descentralizadas administradas pela unidade nos municípios de Nova Independência e Val Paraíso, das Etecs de Jales e Presidente Venceslau, e de outras escolas da cidade.
“É uma oportunidade para eles entenderem que as sementes são bens da humanidade e não propriedades de empresas, além de todo o aprendizado que podem adquirir participando das oficinas”, avalia o educador.
Estão previstas capacitações sobre sistemas agroflorestais, adubo da independência, artesanato em fibras vegetais, plantas medicinais e teste de transgenia em milho. A última edição da Feira de Sementes Crioulas de Andradina e Região, no ano passado, reuniu cerca de 700 pessoas. Para este ano, o público estimado pela organização é de mil visitantes.
O evento é organizado por meio de parceria da Etec com a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Produção e Agricultura Familiar do município, Prefeitura de Castilho, Fundação Instituto Terras (Itesp), Fundação Educacional de Andradina (FEA) e Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati).
Treze anos de cultivo
Os estudos com as sementes crioulas na Etec Sebastiana Augusta de Moraes começaram em 2011. A cultura de agricultura crioula preserva alimentos não modificados geneticamente que, de outra forma, poderiam deixar de existir.
Em Andradina, a lei municipal 3.827, de 2021, institui a política da cidade de incentivo à formação de bancos comunitários de sementes crioulas, mudas e conservação da agrobiodiversidade.
Serviço
5ª Feira de Sementes Crioulas de Andradina e Região
Local: Praça Moura Andrade
Data: 22 de junho
Horário: das 8 às 17 horas