Etec ambienta comédia adolescente da Paramount Plus

Mesmo sem ter a rotina alterada pelas filmagens, alunos da Escola Técnica Estadual Aprígio Gonzaga ficaram atentos a tudo o que acontecia nos bastidores da gravação

3 de março de 2023 2:05 pm Etec, Institucional

O ator Mauricio Sasi interpreta o personagem Luan no filme com estreia marcada para esta sexta (3) | Foto: Divulgação

Quem assistir à comédia Escola de Quebrada, que estreia hoje (3), na plataforma de streaming Paramount Plus, poderá conhecer boa parte dos ambientes da Etec Prof. Aprígio Gonzaga, instalada no bairro da Penha, em São Paulo. A escola serviu de locação para as filmagens, que ocorreram entre maio e junho de 2022.

Uma sala de aula, além da sala dos professores, quadra poliesportiva e um dos banheiros foram os espaços usados pela equipe da produtora KondZilla para contar a história dos amigos Luan (Mauricio Sasi), Rayanne (Bea Oliveira) e Deivid (Lucas Rigni), estudantes de uma fictícia escola de quebrada de São Paulo, a E.E. Professor Mandelão, onde também estuda Camila (Laura Castro), a musa de Luan. Para isso, foi preciso “caracterizar” os ambientes que serviram de cenário. Se a quadra grafitada pelo conceituado artista gráfico Thiago Consp acabou preservada, outros espaços receberam uma “maquiagem” para parecerem pichados e sujos – provisoriamente, é claro.

Roteiro lido e aprovado

A rotina cinematográfica não atrapalhou o dia a dia dos alunos: as filmagens aconteceram nos fins de semana, sob a supervisão do diretor da escola Jonas Severino da Silva e do Assistente Técnico Administrativo Marcel Araújo Bistafa. Jonas leu o roteiro antes de aceitar o pedido de locação da KondZilla.

“A Etec Prof Aprígio Gonzaga representa a estética da escola pública, essencial para trazermos realidade ao filme. Além disso, fica na zona leste, mesmo lugar em que acontece a trama da ficção”, conta Mônica Cason, produtora executiva da KondZilla. Os espaços usados também estavam de acordo com as necessidades da produtora.

Dicas sobre o universo do audiovisual

Nos dias de semana, os cuidados foram redobrados, até porque um contrato entre escola e produtora impedia que os alunos aparecessem em qualquer cena. Já as ilustrações que um dos estudantes havia feito para a tradicional Semana Paulo Freire, que acontece em várias Etecs, caíram no gosto dos produtores e acabaram incorporadas ao cenário. No fim, vários alunos pediram um tempo com a equipe para satisfazer suas curiosidades sobre a área de trabalho do audiovisual, no que foram prontamente atendidos.

Para além da história do aluno que um estudante que sonha em mudar de vida e outras situações típicas da adolescência, especialmente na periferia, o filme é também uma imersão na estética funk. No fim, tudo deu certo – para a escola e para a equipe da KondZilla. Já na trama, só assistindo ao filme para saber.

Escola de Quebrada é uma criação de Kaique Alves, que também assina a direção ao lado de Thiago Eva. O roteiro foi escrito por Pedro Emanuel, Natália Balbino e Tico Fernandes, com supervisão de Fernanda Leite.

Compartilhe


Veja também