Filtro de Daltonismo

Etec cria plataforma colaborativa para conectar jovens em projetos culturais

Um grupo de alunos do curso de Multimídia da Escola Técnica Estadual (Etec) Jornalista Roberto Marinho desenvolveu uma plataforma on-line para auxiliar gratuitamente outros jovens interessados em encontrar parceiros para realização de projetos colaborativos nas […]

10 de agosto de 2015 1:36 pm Institucional

Thaís Cristina, Jonathan Pereira, Leticia Tavares, Danilo Borges, Gabriela Melo e Raphael Silva apostam na plataforma como meio de disseminação da cultura colaborativa – Foto: Arquivo Pessoal

Um grupo de alunos do curso de Multimídia da Escola Técnica Estadual (Etec) Jornalista Roberto Marinho desenvolveu uma plataforma on-line para auxiliar gratuitamente outros jovens interessados em encontrar parceiros para realização de projetos colaborativos nas áreas de produção cultural e design.

Batizado com o nome de Crowd Plataforma Colaborativa, o sistema está disponível no endereço www.sitecrowd.com.br, onde é possível inscrever um projeto ou navegar pelas iniciativas existentes e verificar qual é o tipo de parceria que os autores das propostas necessitam. O interessado em colaborar pode entrar em contato diretamente com o responsável pelo anúncio para atuarem em conjunto.

A plataforma foi criada pelos alunos Danilo Borges, Gabriela Melo, Jonathan Pereira, Leticia Tavares, Raphael Silva e Thaís Cristina, sob orientação do professor Danilo Santos, a partir do conceito de “crowdsourcing” – atividade on-line participativa que estimula voluntários na realização de tarefas variadas, como desenvolvimento de tecnologias, produtos, serviços e conteúdos.

De acordo com a aluna Gabriela Melo, de 18 anos, muitos jovens recém-formados encontram dificuldade para entrar no mercado de trabalho devido à falta de experiência e portfólio. “O objetivo do Crowd é auxiliar os jovens a tirar suas ideias do papel e construir portfólios em conjunto.” Para ela, ao mesmo tempo em que ajuda os jovens a colocar seus conhecimentos em ação, adquirir novas habilidades e fazer networking, a plataforma contribui com a disseminação da arte de um modo geral.

Expectativa Um dos projetos anunciados na plataforma é do aluno Anderson Santos, do curso de Produção de Áudio e Vídeo, que também estuda na Etec Jornalista Roberto Marinho. Ele decidiu criar um programa de TV na internet sobre a agenda cultural de São Paulo e precisa encontrar parceiros que o ajudem a trabalhar na ideia. Anderson está na expectativa para encontrar interessados com conhecimentos em produção, redação, filmagem e edição de vídeo. “A ideia da plataforma é ótima. Espero que cada vez mais jovens aproveitem o potencial da web para se reunir e desenvolver novos trabalhos de arte e cultura”, ressalta.

Compartilhe


Veja também