Unidade é uma das escolas do Estado de São Paulo a aplicar indicadores de autoavaliação sugeridos por associação civil sem fins lucrativos em parceria com Unicef
Atividades de autoavaliação fizeram parte da programação da Semana Paulo Freire na Etec, em maio l Foto: Divulgação
Na próxima segunda-feira, 1º de julho, a associação civil sem fins lucrativos Ação Educativa, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), realiza um seminário sobre a aplicação dos Indicadores da Qualidade no Ensino Médio em duas escolas paulistas, uma das unidades é a Escola Técnica Estadual (Etec) Cepam, localizada na Capital.
“Nós participamos de um evento da Ação Educativa no qual foi apresentada a metodologia. Fomos convidados para uma experiência piloto e aceitamos”, conta a diretora da Etec, Erika Caracho Ribeiro.
A publicação Indicadores da Qualidade no Ensino Médio foi lançada em dezembro de 2018 fruto de um trabalho de quatro anos que envolveu estudantes, profissionais de educação, pesquisadoras e pesquisadores, ativistas de coletivos juvenis, organizações da sociedade civil e movimentos sociais de várias regiões do País.
O objetivo da aplicação da metodologia é contribuir para a construção de um Ensino Médio de qualidade por meio do estímulo à autoavaliação participativa escolar. Um processo que propõe pensar a qualidade da escola pública por meio de processos participativos que envolvam estudantes, equipes gestoras, professores, familiares, funcionários, coletivos juvenis e outros atores no processo de avaliação da qualidade.
A metodologia é composta por diversas dimensões de análise: ambiente educativo e valorização da diversidade juvenil; acesso, permanência e conclusão; currículo e a proposta político-pedagógica; trajetórias de vida, estudos e trabalho; profissionais da educação; espaços, materiais e mobiliários; e participação e gestão democrática.
“Com a participação de toda a comunidade escolar, fizemos o levantamento de pontos que a escola já avançou nos últimos anos e o que ainda precisa avançar. A avaliação tem dezenas de indicadores, que serão usados nas reuniões de planejamento escolar, e que vão culminar na construção do próximo Plano Plurianual de Gestão da Unidade, que entregamos no próximo ano”, explica a diretora.
As atividades de autoavaliação fizeram parte da programação da Semana Paulo Freire na Etec, em maio.
Seminário
O evento gratuito consiste em duas mesas-redondas. A primeira delas, “Participação, gestão democrática e qualidade na educação” contará com a participação da diretora da Etec Cepam. Confira aqui a programação completa. Para participar é necessário se inscrever pelo site.
Serviço
Seminário Indicadores da Qualidade no Ensino Médio
Local: Ação Educativa
Endereço: Rua General Jardim, 660 – Vila Buarque, Capital
Data: 1º de julho
Horário: das 18h30 às 21h30
Inscrições: pelo site