Etec Benedito Storani homenageia enóloga em novo laboratório

A italiana Paola Tedeschi foi surpreendida com o reconhecimento e participação de autoridades e familiares na inauguração do laboratório que leva seu nome

9 de novembro de 2022 7:35 pm Eventos, Institucional

O cônsul da Italia, Domenico Fornara com Paula Tedeschi, Laura Laganá e Eduardo Alvarez participam da inauguração l Foto: Divulgação

Foi em clima de surpresa e emoção que o Laboratório de Degustação e Harmonização de Vinhos Paola Tedeschi foi inaugurado nesta quarta-feira (9), na Etec Benedito Storani, em Jundiaí. A enóloga e sommelier italiana reconhecida internacionalmente foi levada ao local sem saber que seria homenageada. “Estou realmente muito emocionada em ver todos os meus amigos que ajudaram para que essa escola se tornasse realidade”, afirmou. “Eu acredito que no Brasil é possível fazer vinhos de ótima qualidade e estamos trabalhando para isso.”

O evento contou com a presença da diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, do cônsul-geral da Itália em São Paulo, Domenico Fornara, da cônsul-adjunta, Livia Satullo, além produtores locais de uvas, familiares da homenageada, professores e funcionários da unidade.

O laboratório inaugurado durante o evento é parte dos investimentos autorizados em maio pelo governador Rodrigo Garcia, que destinou R$ 7,5 milhões para compra de equipamentos necessários para o processamento da uva na fabricação de vinhos, sucos e espumantes. Segundo a diretora da unidade, Fabiana Lourençon Moraes, a implantação do curso técnico de Viticultura e Enologia está prevista para o segundo semestre de 2023.

Laura Laganá ressaltou a importância da homenageada para a realização do projeto. “Não temos como expressar a nossa gratidão ao empenho de Paola Tedeschi que sempre acreditou e trabalhou por essa conquista”, disse a diretora-superintendente. “Ela faz parte da nossa história e ter seu nome nesse laboratório vai inspirar e fazer toda diferença na formação de nossos alunos.”

Convidado especial para a homenagem, o cônsul-geral da Itália, Domenico Fornara, também reconheceu o prestígio da enóloga. “Paola Tedeschi e a síntese de amizade entre a Itália o o Brasil. Estamos muito felizes em estar aqui hoje para essa inauguração.”

Após a cerimônia, os convidados visitaram as instalações dos laboratórios conduzidos pelo coordenador e professor da unidade, Eduardo Alvarez, professor de Agropecuária e um dos responsáveis pela implantação do Curso de Viticultura e Enologia da Etec Bento Storani. “Desde quando tudo isso ainda estava no papel, eu disse à professora Laura que gostaria de homenagear a Paola dando seu nome a um dos laboratórios”, contou. “É uma parceira desde 2008 e abriu todas a portas para consolidar esse projeto como ele é hoje.”

Compartilhe


Veja também