Na manhã do dia 29, a unidade localizada em Campinas também homenageia o professor Jitsunori Tsuha, idealizador destes espaços e que completa 50 anos de CPS
Ao ser uma das vencedoras do Edital Escola Pioneira, Etec recebeu recursos para a montagem dos laboratórios l Foto: Divulgação
Está programada para as 9h30 desta sexta-feira, 29, a cerimônia de inauguração dos Laboratórios de Instalações Elétricas, Comandos Elétricos e Eficiência Energética da Escola Técnica Estadual (Etec) Bento Quirino, de Campinas, uma das unidades vencedoras do Edital Escola Pioneira, edição 2024, do Instituto 3M. A iniciativa visa incentivar o desenvolvimento e a disseminação de práticas educativas por meio de projetos de ciências investigativas.
O projeto da Etec teve como proposta a modernização da infraestrutura elétrica do Laboratório de Eletricidade, para garantir um local seguro para as atividades práticas dos alunos e ampliar o número de ambientes didáticos. O valor do investimento recebido foi de R$ 30 mil.
Segundo a organizadora do evento, Márcia Rosa, “a premiação proporcionou a construção de 14 painéis de proteção elétrica pelos estudantes, como prática de aprendizagem, além da adequação do espaço físico dos três laboratórios”.
À frente da criação dos novos ambientes, destinados às atividades dos cursos técnicos e integrados de Eletrônica e Eletrotécnica, está o professor Jitsunori Tsuha, que comemora 50 anos na instituição. Diversos alunos e docentes, como Carlos Honório, também abraçaram este projeto.
“A trajetória do professor Jitsunori está entrelaçada com a história da educação profissional no Estado de São Paulo”, ressalta o superintendente da Etec, Wagner José da Silva. “No convívio acadêmico, ele tornou-se referência, exemplo de educador comprometido e inspirador, que não apenas ensina, mas forma pessoas e transforma destinos”, complementa.
Jubileu de ouro
Numa demonstração de reconhecimento aos serviços prestados na Etec Bento Quirino, a comunidade escolar se reúne na manhã desta sexta-feira para festejar os 50 anos do professor Jitsunori no CPS. Ex-aluno da atual Etec Lauro Gomes de São Bernardo do Campo, ele foi admitido na unidade aos 20 anos, em agosto de 1975. Após passar por diversas áreas da Administração Central, chegou a Campinas em 2001.
Fã da tradicional camiseta polo branca e da calça preta, o coordenador do curso técnico em Eletrotécnica leva sempre uma calculadora para a sala de aula, para emprestar a algum aluno que tenha esquecido a sua. “Uma vez, quando me contou a sua história, e as dificuldades que seus pais tinham em se comunicar, por serem japoneses, Jitsunori falou da alegria que deu a eles ao decidir ser professor”, lembra Márcia.
Sempre contadas de maneira cativante, suas histórias resgatam memórias e revelam a paixão e compromisso de uma vida dedicada ao ensino. O superintendente da Etec ressalta que o educador é querido por gerações de alunos e colegas. Muitos relatam como suas vidas foram transformadas depois de passarem pelas suas aulas. “É notável a maneira como ele sabe equilibrar a gentileza e a simpatia com o pulso firme de um verdadeiro mestre”, finaliza.