Filtro de Daltonismo

Etec Benedito Storani comemora 80 anos como referência em qualidade de ensino

Para celebrar a data, unidade realizou cerimônia nesta quarta-feira (6), em Jundiaí, com homenagens a ex-alunos, professores, funcionários e outras personalidades

6 de agosto de 2025 2:06 pm Etec, Eventos, Institucional, Qualidade de Ensino

Evento comemorativo contou com plantio de um carvalho, árvore que simboliza a história sólida da escola | Foto: Divulgação

Fundada em 1945, a Escola Técnica Estadual (Etec) Benedito Storani, localizada em Jundiaí, chega aos 80 anos com uma trajetória marcada por pioneirismo, excelência e compromisso com a formação de profissionais. Integrada em 1994 ao Centro Paula Souza (CPS), a escola é reconhecida por oferecer ensino público de qualidade, integrando tradição e inovação ao longo de sua história.

Para celebrar a data, a Etec realizou uma cerimônia nesta quarta-feira (6), com homenagens a ex-alunos, professores, funcionários e outras personalidades que marcaram a trajetória da unidade. A programação contou ainda com apresentações culturais e o plantio simbólico de um carvalho, árvore que representa força e raízes profundas, em alusão à história sólida da escola.

“É uma honra participar da homenagem. São 80 anos de vidas transformadas, de sonhos construídos e de um futuro que se molda a cada novo aprendizado”, afirmou o presidente do CPS, Clóvis Dias. “Cumprimento a todos que contribuíram para fazer a história desta escola, referência no Estado de São Paulo e também internacionalmente. Ensino de qualidade e pioneirismo na formação profissional são as marcas da Etec Benedito Storani”, completa o vice, Maycon Geres.

A unidade oferece cursos técnicos em áreas como Administração, Agropecuária, Alimentos, Gastronomia, Nutrição e Dietética, Química e, de forma única na rede estadual, Viticultura e Enologia. Hoje, mais de 1,2 mil alunos são atendidos em cursos presenciais na sede e em extensões em cidades vizinhas, como Louveira, Vinhedo, Cabreúva e Valinhos.

Produção de vinho

Um dos diferenciais da escola é o Centro de Enologia e Viticultura, que promove o estudo e a produção de vinhos, conectando a tradição vitivinícola de Jundiaí com a pesquisa e a inovação tecnológica. Um dos projetos mais recentes é a introdução da uva Incrocio Manzoni, variedade originária do Vêneto, na Itália, e conhecida por seu potencial na produção de vinhos frisantes. A planta será cultivada, a partir de setembro, no vinhedo experimental Vigneto Italia, fruto de uma parceria anunciada na última semana. Saiba mais

Transformação social

Mantida pelo CPS, autarquia vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo de São Paulo, a Etec Benedito Storani é um símbolo de transformação social. Leva o nome de Benedito Storani, imigrante italiano que chegou ao Brasil para trabalhar nas lavouras de café. O produtor tornou-se proprietário de uma fazenda e mais tarde ingressou no setor industrial, transformando-se em exemplo de superação e empreendedorismo.

“Ao completar oito décadas, a escola reafirma seu compromisso com o Ensino Técnico de qualidade, contribuindo para o futuro de milhares de jovens e para o desenvolvimento sustentável da região”, ressalta a superintendente da unidade, Fabiana Lourençon Moraes.

Compartilhe


Veja também